EducaMiN@: Impactos de uma Iniciativa do Coletivo MiN@ para Inclusão de Mulheres em Computação

  • Júlia Oliveira Pessoa UFABC
  • Giovanna Fincatti Dos Santos UFABC
  • Maria Eduarda Brandão UFABC
  • Carla Rodriguez UFABC
  • Juliana M. Berbert UFABC
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.5753/wit.2025.8589

Resumen


A baixa participação feminina nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) ainda é um desafio no Brasil, especialmente em cursos como Ciência da Computação e Engenharia. Este trabalho apresenta as iniciativas do Projeto EducaMiN@, vinculado ao Coletivo MiN@, que busca incentivar o ingresso e a permanência de mulheres nessas áreas por meio de cursos introdutórios de programação e banco de dados. Em 2024, foram oferecidos três cursos, atingindo 311 participantes, das quais 220 obtiveram certificação. A avaliação dos cursos indicou um impacto positivo na confiança e no interesse das alunas pela área, evidenciando a importância de iniciativas contínuas para aumentar a diversidade em STEM.

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Publicado
20/07/2025
PESSOA, Júlia Oliveira; SANTOS, Giovanna Fincatti Dos; BRANDÃO, Maria Eduarda; RODRIGUEZ, Carla; BERBERT, Juliana M.. EducaMiN@: Impactos de uma Iniciativa do Coletivo MiN@ para Inclusão de Mulheres em Computação. In: ACTAS DEL WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 641-652. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8589.