Academy Girls: Promovendo Equidade de Gênero no EDGE Academy

  • Beatriz R. Cavalcante UFAL
  • Elysanne M. S. Paes UFAL
  • Ivvy P. C. P. Quintella UFAL
  • Lilian F. M. Neves UFAL
  • Luiza C. Marques UFAL
  • Rodrigo de B. Paes UFAL
  • Willy C. Tiengo UFAL

Resumo


Este artigo relata a criação do Academy Girls, iniciativa para ampliar a participação feminina no EDGE Academy. Inicialmente, contextualizase o papel do Centro de Inovação EDGE no Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas. Por meio de pesquisas, identificaram-se barreiras como falta de representatividade, ambiente masculino e dificuldades no processo seletivo. Diante desses desafios, o Academy Girls foi estruturado em ciclos de divulgação e incentivo ao edital, suporte técnico para a prova e workshops, resultando em um aumento significativo da participação feminina no programa. O sucesso da iniciativa vem evidenciando a importância do Academy Girls não apenas para a inclusão feminina no EDGE Academy, mas também para o fortalecimento da diversidade em todos os setores do EDGE.

Referências

Laranjeira, M.; Bezerra, P. (2023). Estudo do uso de pensamento computacional e história de mulheres na computação para incentivar meninas nas áreas de computação e relacionadas. In Anais Estendidos do XIV Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática, pages 110–119, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Nascimento, T., Neves, M., Mendes, H., Assolari, C., Reis, C., Lyra, K., and Reis, R. (2024). Uma história que está só começando: Primeiros passos de uma iniciativa para aumentar a representatividade feminina na computação. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 421–426, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Nações Unidas Brasil (2025a). Agências da ONU combatem desigualdade de gênero no acesso a tecnologias digitais. Acesso em: 07 mar. 2025.

Nações Unidas Brasil (2025b). ONU defende aumentar participação de mulheres em ciência e tecnologia. Acesso em: 07 mar. 2025.

Teixeira, C., Oliveira, M., Silva, M., Campos, A., and Azevedo, K. (2024). Desenvolvendo competências nas áreas STEM por meio de rodas de conversas e oficinas. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 427–432, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Tiengo, W., Fonseca, B., Paes, E., Paes, R., Vieira, T., Ribeiro, M., Peixoto, R., and Bibiano, D. (2020). Establishing a relationship between industry and academia: challenges, lessons learned and benefits. In Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, pages 304–313, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Wikboldt, L. S. and Garré, B. (2022). Mulheres na licenciatura em computação: problematizações contemporâneas. Plurais - Revista Multidisciplinar, 7:1–19.
Publicado
20/07/2025
CAVALCANTE, Beatriz R.; PAES, Elysanne M. S.; QUINTELLA, Ivvy P. C. P.; NEVES, Lilian F. M.; MARQUES, Luiza C.; PAES, Rodrigo de B.; TIENGO, Willy C.. Academy Girls: Promovendo Equidade de Gênero no EDGE Academy. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 664-673. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8712.