Muito Além da Competição: A Jornada do MinasCoders na Technovation Girls

  • Emily Lopes Almeida UFV
  • Gláucia Braga e Silva UFV
  • Maria Amélia Lopes Silva UFV
  • Thais Regina de M. B. Silva UFV
  • Estela Miranda Batista UFV
  • Deisiane Lopes Gonçalves UFV

Resumo


Este trabalho relata a metodologia de melhoria contínua aplicada no contexto do programa de extensão MinasCoders, para viabilizar a participação cíclica e contínua das alunas do ensino fundamental e médio/técnico na competição de empreendedorismo e tecnologia Technovation Girls entre os anos de 2018 e 2025. Os resultados mostram, a partir de 2024, um crescimento expressivo do público-alvo envolvido, em virtude da expansão realizada por meio de parcerias com outras instituições de ensino. A partir desse crescimento, a metodologia foi aprimorada com destaque para inserção de novas atividades, eventos, formação de uma rede de mentores e adoção do formato híbrido nos treinamentos.

Referências

ALMEIDA, E. A. B. and LIMA, D. A. (2022). Relato de experiência sobre o projeto de extensão girls in tech: Informática básica e programação de jogos. EnPE, 9(01).

ARAUJO, A., HOLANDA, M., KOIKE, C., OLIVEIRA, R., CASTANHO, C., et al. (2023). Meninas.comp: trabalhando a diversidade de gênero na região central do brasil. [link].

DA SILVA NETO, P. C. and CASAGRANDA, M. (2017). Relatos de experiências da participação de mato grosso no technovation challenge 2017. In Anais do XI Women in Information Technology. SBC.

MACIEL, C. and BIM, S. A. (2016). Programa meninas digitais – ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio. Anais do Computer on the Beach, 7:327–336.

SALGADO, L., CALAZA, K., HERDY, I., MARTINS, S., BARCELLOS, R., and AVELINO, M. (2022). include¡meninas.uff¿: Desconstruindo estereótipos como ferramenta de empoderamento das mulheres na Área da computação. Computação Brasil, (48):34–37.

SILVA, T. R. d. M. B., BRAGA, G., HENRIQUES, M. T. A., et al. (2021). Mentoria em programação: aprendendo ao ensinar e ensinando ao aprender. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 310–314. SBC.

SILVA, T. R. d. M. B., BRAGA, G., SILVA, M. A. L., ARAÚJO, M., et al. (2023). Maratonando! inspirando e capacitando programadores com diversidade de gênero e variedade de competições. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 346–351. SBC.

TRIDICO, S., Ridel, D., FIORAVANTI, M. L., BRANCO, L. H. C., MALDONADO, J. C., Guessi, M., and BRANCO, K. C. (2018). Ações para a inclusão feminina na era digital: Despertando o interesse em programação. In Latin American Computing Conference, pages 1–10.

VALERIO, M. L. (2024). Revelando a technovation: uma exploração de dados da escola de verão para meninas por meio da ciência de dados. Monografia (Graduação) – Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP).
Publicado
20/07/2025
ALMEIDA, Emily Lopes; BRAGA E SILVA, Gláucia; SILVA, Maria Amélia Lopes; SILVA, Thais Regina de M. B.; BATISTA, Estela Miranda; GONÇALVES, Deisiane Lopes. Muito Além da Competição: A Jornada do MinasCoders na Technovation Girls. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 685-695. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8774.