Incluir para Empoderar: Relato de uma Iniciativa para a Inclusão de Meninas e Mulheres na Tecnologia

  • Anna Caroline Barreto PUC Minas
  • Luciana Gomes UEPB

Resumo


Este relato apresenta os resultados de cinco anos de um projeto de extensão voltado à inclusão de meninas e mulheres na Computação. A iniciativa combinou o uso do Pensamento Computacional aliado a softwares para ensinar diversas disciplinas em escolas públicas, além de promover ações dentro da universidade, como encontros, palestras e workshops, para ampliar o acesso e o engajamento feminino na área. Uma pesquisa de opinião revelou o impacto positivo do projeto no desenvolvimento profissional, na autoeficácia e na percepção das participantes sobre o papel das mulheres na tecnologia. Os resultados evidenciam que o projeto fortalece o senso de pertencimento, incentiva a permanência acadêmica e desperta o interesse de jovens pela Computação, destacando a importância de iniciativas inclusivas na área de STEM.

Referências

Almeida, T. and Gheyi, R. (2024). Fatores que Influenciam a Participação Feminina em Competições de Programação. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 3201–3210, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Arndt, G. J., Gonçalves, M. B., Miguel, R. d. B. P., and Frigo, L. B. (2023). Mulheres em STEM: produções acadêmicas no contexto brasileiro. Interfases, (018):133–148.

Barino, R., Dornelas, N., Gomes, A. L., Gonçalves, G., Rodrigues, R., Santos, R., Boeres, C., da Costa Calaza, K., Martins, S., de Paula Nascimento, A., and Salgado, L. (2024). Sim, Nós Podemos. Açoes para Empoderamento de Meninas e Mulheres na Computação. In Women in Information Technology (WIT), pages 47–58. SBC.

Bezerra, C. I. M., de Souza Macedo, M. A., and de Sousa Lopes, K. C. (2023). Fatores e dificuldades que influenciam na entrada e permanência das mulheres na área de TI. In Women in Information Technology (WIT), pages 148–158. SBC.

de Galés Silva, A., de Oliveira, N. L., Holanda, M., and Araujo, A. (2024). No Passado Meninas, no Presente Mulheres, no Futuro Profissionais de TI com o apoio do Projeto Meninas.comp. In Women in Information Technology (WIT), pages 251–262. SBC.

de Lima, W. G., Maciano, G. D., dos Santos, A. F., Pereira, L. R. R., Magalhães, H. C. D., Sassi, S. B., Maciel, C., and dos Santos Nunes, E. P. (2023). Por mais Mulheres na Ciência e na Tecnologia: ação formativa com abordagem STEAM na Educação Básica. In Women in Information Technology (WIT), pages 239–250. SBC.

de Oliveira, E. R., Santos, N. V., and de Almeida, D. A. G. (2018). Computação para todos na escola: Relato de experiencia com alunas. In X Congreso de la Mujer Latino-americana en Computación (LAWCC), Sao Paulo, Brazil.

de Oliveira, P., Maciel, A., and Souza, G. F. (2020). Projeto Meninas na Computação - UNIFAP: relato de experiência e desafios. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 264–268, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Ereno, L., Marcelino, A., Bordin, A., and Frigo, L. (2023). Aproximando Meninas da Área de STEM com Iniciação a Robótica. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 80–90, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Fernandes, I. M. and Cardim, S. (2018). Percepção de futuros docentes portugueses acerca da sub-representação feminina nas áreas e carreiras científico-tecnológicas. Educação e Pesquisa, 44:e183907.

Frigo, L. B. and Araujo, A. (2023). Meninas Digitais - Programa brasileiro por igualdade de gênero na área de TIC. Interculturalidad, inclusión y equidad en educación, pages 93–104.

Garvizu, C., Vargas, S., Contreras-Ortiz, S. H., and Montoya-Noguera, S. (2023). Promotion of research: A cornerstone of the Latin American open chair Matilda and the women in engineering. In LAWCC@ CLEI, pages 171–178.

Holanda, M., Mandelli, M., Ishikawa, E., and Silva, D. (2021). Um Relato de Experiência do Acolhimento d@s Calour@s do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 151–160, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Irion, C., Theodoro, L., Silva, F., and Pereira, J. (2023). Where are the marathon Girls?: An Analysis of Female Representation in the Brazilian ICPC Programming Marathons. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 263–271, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

MNC@UEPB (2025). Projeto Mulheres na Computação @ UEPB. [link]. Acessado em: 11 maio 2025.

Petró, V., Ferreira, V. H., Muller, R. L., Hahn, J. G. S., and von Borstel Assmann, L. (2021). Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de ti. In Women in Information Technology (WIT), pages 61–70. SBC.

Santos, N. and Marczak, S. (2023). Fatores de Atração, Evasão e Permanência de Mulheres nas Áreas da Computação. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 136–147, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, K., Mota, I., and Santos, V. (2021). Violência simbólica na área de Tecnologia: análise de relatos de alunas em um curso de Engenharia de Computação. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 240–249, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Wazlawick, R. S. (2009). Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação, volume 2. Elsevier Rio de Janeiro.

Wing, J. M. (2006). Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
20/07/2025
BARRETO, Anna Caroline; GOMES, Luciana. Incluir para Empoderar: Relato de uma Iniciativa para a Inclusão de Meninas e Mulheres na Tecnologia. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 696-707. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8842.