TechManas: Estimulando a igualdade de gênero e o interesse de mulheres e meninas da Região do Lago de Tucuruí nas tecnologias

  • Carla B. Diogo UFPA
  • Flávia S. dos Santos UFPA
  • Suelen P. Silva UFPA
  • Viviane A. Santos UFPA

Resumo


A busca pela inserção de mulheres nas áreas STEM é um dos grandes pilares que motivam muitas universidades a desenvolverem ações de extensão, sendo estas, responsáveis por aproximar a comunidade do meio acadêmico. Este artigo apresenta relatos de experiência do projeto de extensão intitulado TechManas, um projeto pioneiro do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias, pertencente à Universidade Federal do Pará e parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação. O projeto visa contribuir para o protagonismo feminino, incentivando tanto a entrada quanto a permanência de alunas em cursos de computação, e também despertar nas mulheres da comunidade em geral o interesse pelas tecnologias.

Referências

Diogo, C. B. (2021). Mídia, transformação digital e o fortalecimento do protagonismo feminino para mitigar a violência contra mulher. Manduarisawa, 5(2).

Lopes, R., Maciel, B., Soares, D., Figueiredo, L., & Carvalho, M. (2023, August). Análise e reflexões sobre a diferença de gênero na computação: podemos fazer mais?. In Women in Information Technology (WIT) (pp. 68-79). SBC

Nações Unidas Brasil (2024). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 5 Igualdade de gênero. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 Mar. 2024.

Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., & Santos, N. (2019, July). Um panorama da atuação da mulher na computação. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 1-10). SBC.

Sass, C., Dos Santos, G. F., Pessoa, J. O., Brandão, M. E., Rodriguez, C., & Berbert, J. (2023, August). Um relato sobre estratégias de incentivo ao ingresso e permanência de mulheres em áreas de STEM. In Anais do XVII Women in Information Technology (pp. 451-456).SBC

Sigaa - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas(2025) "Dados sobre a situação de alunas no período de 2020-2025 do curso de engenharia de computação".

Silva, K. T. B., Mota, I. F., & Santos, V. A. (2021, July). Violência simbólica na área de Tecnologia: análise de relatos de alunas em um curso de Engenharia de Computação. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 240-249). SBC.

Viana, V. S. J., de Oliveira, Y. M., Lima, G. V., da Silva, L. G., de Melo Aquino, S. A. B., & Freire, T. P. (2023, August). Aprendendo através de jogos: Relato de experiência de uma oficina para o desenvolvimento de jogos 2D com meninas no projeto de extensão Mermãs Digitais. In Anais do XVII Women in Information Technology (pp. 457-462).SBC
Publicado
20/07/2025
DIOGO, Carla B.; SANTOS, Flávia S. dos; SILVA, Suelen P.; SANTOS, Viviane A.. TechManas: Estimulando a igualdade de gênero e o interesse de mulheres e meninas da Região do Lago de Tucuruí nas tecnologias. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 708-718. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8881.