Impacto do programa MinasCoders: atração, motivação, fixação e ascensão de mulheres na área de TI

  • Aymê Faustino dos Santos UFV
  • Gláucia Braga e Silva UFV
  • Thais R. de Moura Braga Silva UFV
  • Maria Amélia Lopes Silva UFV
  • Estela Miranda Batista UFV
  • Deisiane Lopes Goncalves UFV

Resumo


Diversas iniciativas que promovem a inclusão feminina em cursos na área de Tecnologia da Informação têm sido propostas nos últimos anos. A maioria dos estudos, que apresentam tais iniciativas, abordam ações pontuais cujos impactos são avaliados em função do tamanho do público-alvo, de observações e do feedback das envolvidas. Este trabalho analisa o impacto das ações cíclicas do programa MinasCoders, nos eixos de atração, motivação, fixação e ascensão. Sob a perspectiva de cada um desses eixos, foram analisados dados quali-quantitativos de oito anos de atuação do programa. Os resultados destacam o crescimento do número de participantes, o aumento na participação feminina em competições de programação, empreendedorismo e tecnologia, e a redução da evasão feminina, seguida do aumento da taxa de conclusão no curso de Ciência da Computação da UFV/campus Florestal.

Referências

Barioni, M., Faria, E., Lima, M., Oliveira, G., Pereira, F., Paulino, A., and Junqueira, M. (2022). Relato de experiência da criação do grupo include¡girls¿: onde estamos agora e o que vem a seguir. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 245–250, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Bim, S. A., Amaral, M., Kozievitch, N., Emer, M. C., Setti, M., Pellison, L., and Merkle, L. (2016). Divulgar para atrair, motivar para manter. In Anais do X Women in Information Technology, pages 29–33, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Grossi, M. G. R., Borja, S. D. B., Lopes, A. M., and Andalécio, A. M. L. (2016). As mulheres praticando ciência no brasil. Revista Estudos Feministas, 24(1):11–30.

Nascimento, T., Neves, M., Mendes, H., Assolari, C., Reis, C., Lyra, K., and Reis, R. (2024). Uma história que está só começando: Primeiros passos de uma iniciativa para aumentar a representatividade feminina na computação. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 421–426, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Rocha, M., Branco, K. C., Oliveira, A. L., Oliveira, L., Fiori, M. V., Rabelo, J., and Marques, A. B. (2021). Uma análise sobre a importância de um projeto com ações direcionadas ao acolhimento de ingressantes de cursos de computação: Um estudo qualitativo. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 210–219, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

SBC (2022). Educação superior em computação estatísticas – 2022. Disponível em: [link]. Acessado em: 19 jan. 2025.

Silva, T., e Silva, G. B., and Henriques, M. T. (2021). Mentoria em programação: aprendendo ao ensinar e ensinando ao aprender. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 310–314, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, T., e Silva, G. B., Silva, M., and Araújo, M. (2023). Maratonando! inspirando e capacitando programadores com diversidade de gênero e variedade de competições. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 346–351, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Soder, M., Lima Costa, A. C., Fondazzi Martimiano, L. A., and Feltrim, V. D. (2019). Fomentando e discutindo a presença feminina na Área de tic por meio do projeto de extensão conectadas. In Anais do Encontro de Ensino, Aprendizagem e Extensão, pages 1–4, Maringá, PR, Brasil. UEM.
Publicado
20/07/2025
SANTOS, Aymê Faustino dos; BRAGA E SILVA, Gláucia; SILVA, Thais R. de Moura Braga; SILVA, Maria Amélia Lopes; BATISTA, Estela Miranda; GONCALVES, Deisiane Lopes. Impacto do programa MinasCoders: atração, motivação, fixação e ascensão de mulheres na área de TI. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 719-729. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8917.