De Princesas a Protagonistas: Oficinas sobre Mulheres em STEM e a Reconstrução de Jogos Digitais
Resumo
Este trabalho relata a experiência de planejar e ofertar duas oficinas sobre ‘Mulheres na STEM’ e ‘Jogos Digitais’ para 70 alunas do ensino básico (13-17 anos). Inicialmente, apresentamos mulheres de destaque em STEM e jogos digitais. Em seguida, as participantes refletiram sobre a representação feminina em jogos, propondo alterações nas narrativas e personagens. A atividade revelou estereótipos problemáticos, como hipersexualização e a figura da princesa passiva, que limitam o potencial das meninas e reforçam a exclusão feminina na indústria de jogos. Conclui-se que a ação foi eficaz em inspirar e incentivar meninas a ocuparem espaços em STEM, utilizando ferramentas criativas e reflexivas como a criação de jogos.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
PIRES, Geovanna Campos; DIAS, Lana Carolina Ramos; ARAÚJO, Tatielly Cristine Leal de; BATISTA, Leticia Gonçalves; BOAVENTURA, Ana Paula Freitas Vilela.
De Princesas a Protagonistas: Oficinas sobre Mulheres em STEM e a Reconstrução de Jogos Digitais. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 741-751.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8994.
