Mulheres transformando com tecnologia: um relato de experiência do projeto de extensão ElaTech
Resumo
Apesar de sua contribuição histórica para a computação, a presença feminina na tecnologia da informação ainda é inferior à masculina. Isso reforça a necessidade de investigar as razões dessa disparidade e, consequentemente, desenvolver projetos e iniciativas que incentivem a participação de mulheres e meninas na área. Nesse contexto, o projeto de extensão ElaTech foi criado com o apoio de um edital de incentivo à participação feminina na ciência. Seu objetivo é promover a formação em habilidades interpessoais, como: comunicação empresarial e oratória e ferramentas do mercado de tecnologia, como: programação para Web e prototipação de sistemas. O projeto foi implementado em uma região periférica de um município brasileiro de Brasília e beneficiou mais de 20 estudantes da comunidade. Além disso, as participantes relataram que a experiência despertou seu interesse pela área de tecnologia e destacaram diversas habilidades que desenvolveram ao longo do projeto.Referências
Alves, S. S. M. (2023). Projeto liderα: plataforma de liderança feminina em tecnologia. Master’s thesis, Universidade do Minho (Portugal).
Aycock, J., Ganesh, S., Biittner, K., Newell, P. A., and Therrien, C. (2022). The sincerest form of flattery: Large-scale analysis of code re-use in atari 2600 games. In Proceedings of the 17th International Conference on the Foundations of Digital Games, pages 1–10.
Briceno, A. J. L., Silvestre, A. S. S., Castro, B. P., Soares, H. E., Oliveira, T. A., Silva, T. P., Araujo, A. P., Castanho, C. D., Koike, C. C., Holanda, M., et al. (2021). Mundo bit byte: Um jogo digital para disseminar o conhecimento sobre personalidades femininas na computação. In Women in Information Technology (WIT), pages 121–130. SBC.
De Menezes, J. S., de Santana, C. O., Fraga, L. S., Bezerra, K. G., and Matias, A. B. S. (2022). Uso do caderno de atividades desplugadas durante a pandemia: Um relato de experiência. In Women in Information Technology (WIT), pages 257–262. SBC.
do Valle, A. C., Soares, G. L. T., Lima, E. F., Silva, J. G. R., and Schettini, M. J. M. (2023). Professoras de tecnologia da informaçao nas universidades federais: um panorama da regiao centro-oeste do brasil. In Women in Information Technology (WIT), pages 382–387. SBC.
Fernandez, B. P. M. (2019). Teto de vidro, piso pegajoso e desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro à luz da economia feminista: por que as iniquidades persistem? Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, (26):79–104.
Finco, D. and Santos, S. S. (2024). Menina hoje, cientista amanhã: incentivos para educação e emancipação de gênero na infância. Debates em Educação, 16(38):e18270–e18270.
Lima, D. C. and Oliveira, T. (2021). Negras in tech: Apropriação de tecnologias por mulheres negras como estratégias de resistência. Cadernos pagu, page e205906.
Pavan, G. C. and de Oliveira, L. C. (2023). Um estudo sobre a diversidade na computação a partir do pensamento computacional e do design participativo. In Workshop em Culturas, Alteridades e Participações em IHC (CAPAihc), pages 38–43. SBC.
Rafiq, A. (2024). Ada lovelace challenge celebrates women in stem. Nuclear Future, 20(2).
Reznik, G. (2022). Pertencimento, inclusão e interseccionalidade: vivências de jovens mulheres em projetos orientados por equidade de gênero na educação e divulgação científica.
Zwolak, J. (2023). Ada lovelace: The world’s first computer programmer who predicted artificial intelligence.
Aycock, J., Ganesh, S., Biittner, K., Newell, P. A., and Therrien, C. (2022). The sincerest form of flattery: Large-scale analysis of code re-use in atari 2600 games. In Proceedings of the 17th International Conference on the Foundations of Digital Games, pages 1–10.
Briceno, A. J. L., Silvestre, A. S. S., Castro, B. P., Soares, H. E., Oliveira, T. A., Silva, T. P., Araujo, A. P., Castanho, C. D., Koike, C. C., Holanda, M., et al. (2021). Mundo bit byte: Um jogo digital para disseminar o conhecimento sobre personalidades femininas na computação. In Women in Information Technology (WIT), pages 121–130. SBC.
De Menezes, J. S., de Santana, C. O., Fraga, L. S., Bezerra, K. G., and Matias, A. B. S. (2022). Uso do caderno de atividades desplugadas durante a pandemia: Um relato de experiência. In Women in Information Technology (WIT), pages 257–262. SBC.
do Valle, A. C., Soares, G. L. T., Lima, E. F., Silva, J. G. R., and Schettini, M. J. M. (2023). Professoras de tecnologia da informaçao nas universidades federais: um panorama da regiao centro-oeste do brasil. In Women in Information Technology (WIT), pages 382–387. SBC.
Fernandez, B. P. M. (2019). Teto de vidro, piso pegajoso e desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro à luz da economia feminista: por que as iniquidades persistem? Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, (26):79–104.
Finco, D. and Santos, S. S. (2024). Menina hoje, cientista amanhã: incentivos para educação e emancipação de gênero na infância. Debates em Educação, 16(38):e18270–e18270.
Lima, D. C. and Oliveira, T. (2021). Negras in tech: Apropriação de tecnologias por mulheres negras como estratégias de resistência. Cadernos pagu, page e205906.
Pavan, G. C. and de Oliveira, L. C. (2023). Um estudo sobre a diversidade na computação a partir do pensamento computacional e do design participativo. In Workshop em Culturas, Alteridades e Participações em IHC (CAPAihc), pages 38–43. SBC.
Rafiq, A. (2024). Ada lovelace challenge celebrates women in stem. Nuclear Future, 20(2).
Reznik, G. (2022). Pertencimento, inclusão e interseccionalidade: vivências de jovens mulheres em projetos orientados por equidade de gênero na educação e divulgação científica.
Zwolak, J. (2023). Ada lovelace: The world’s first computer programmer who predicted artificial intelligence.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
OLIVEIRA, Gabriela Barbosa; NUNES, Gabriel Victor Vieira; MELO, Natália Cristina Santos; SILVA, João Gabriel Rocha.
Mulheres transformando com tecnologia: um relato de experiência do projeto de extensão ElaTech. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 764-774.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.9083.
