Hackathons Afirmativos para Mulheres: Um Relato de Experiência sobre Inclusão e Oportunidades na Tecnologia

  • Ana Carolina Oran UFAM
  • Glecem Emilia de Castro Gaia Instituto de Pesquisas Eldorado
  • Ellen Jessica de Souza Amorim Instituto de Pesquisas Eldorado
  • Ketlen K. Teles Lucena UFAM
  • Fabiola Nakamura UFAM

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a realização de um hackathon afirmativo voltado exclusivamente para mulheres, com o propósito de fomentar a inclusão de alunas universitárias na área de Tecnologia da Informação (TI). O evento buscou incentivar a participação feminina na tecnologia por meio de mentorias e desafios técnicos nas áreas de Desenvolvimento Full Stack, Testes de Câmera e Android Embarcado. Em uma jornada imersiva, 20 alunas dos cursos de tecnologia da Universidade Federal do Amazonas participaram de atividades práticas conduzidas por mentores experientes. A iniciativa culminou na seleção de seis participantes para vagas em um programa de estágio. A análise qualitativa dos questionários de feedback revelou impactos positivos significativos na autoconfiança das alunas, no delineamento de suas trajetórias profissionais e na preparação para o mercado de trabalho. O artigo também apresenta lições aprendidas e perspectivas de aprimoramento para futuras edições do evento.

Referências

Almeida, L. A. and de Souza, C. R. (2022). A social-cognitive analysis of a femalefocused hackathon. In Proceedings of the third workshop on gender equality, diversity, and inclusion in software engineering, pages 80–83.

D’Ignazio, C., Michelson, R., Hope, A., Hoy, J., Roberts, J., and Krontiris, K. (2020). ”the personal is political”hackathons as feminist consciousness raising. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, 4(CSCW2):1–23.

Fireman, E., Cruz, K., Santos, L., Soares, L., Fagundes, N., Menezes, S., Patriota, U., and Cabral, R. (2022). Hackatie: O hackathon como estratégia para o incentivo de mulheres nas áreas de stem. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 203–208, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Górska, A. M., Ryś, M., and Korzyński, P. (2024). Challenging the status quo: A feminist analysis of gender dynamics, motivation, and empowerment in hackathons. In Women’s Studies International Forum, volume 107, page 103009. Elsevier.

Nolte, A., Pe-Than, E. P. P., Filippova, A., Bird, C., Scallen, S., and Herbsleb, J. D. (2018). You hacked and now what? -exploring outcomes of a corporate hackathon. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, 2(CSCW):1–23.

Oran, A. C., Nakamura, F., Teles Lucena, K. K., de Castro Gaia, G. E., and de Souza Amorim, E. J. (2025). Formulários Hackathon - WIT 2025. DOI: 10.6084/m9.figshare.28696478. Online resource.

Paganini, L. and Gama, K. (2020a). Female participation in hackathons: A case study about gender issues in application development marathons. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, 15(4):326–335.

Paganini, L. and Gama, K. (2020b). A preliminary study about the low engagement of female participation in hackathons. In Proceedings of the IEEE/ACM 42nd International Conference on Software Engineering Workshops, pages 193–194.

Paganini, L., Gama, K., Nolte, A., and Serebrenik, A. (2023). Opportunities and constraints of women-focused online hackathons. In 2023 IEEE/ACM 4th Workshop on Gender Equity, Diversity, and Inclusion in Software Engineering (GEICSE), pages 33–40. IEEE.

Richard, G. T., Kafai, Y. B., Adleberg, B., and Telhan, O. (2015). Stitchfest: Diversifying a college hackathon to broaden participation and perceptions in computing. In Proceedings of the 46th ACM technical symposium on computer science education, pages 114–119.
Publicado
20/07/2025
ORAN, Ana Carolina; GAIA, Glecem Emilia de Castro; AMORIM, Ellen Jessica de Souza; LUCENA, Ketlen K. Teles; NAKAMURA, Fabiola. Hackathons Afirmativos para Mulheres: Um Relato de Experiência sobre Inclusão e Oportunidades na Tecnologia. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 775-785. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.9093.