Programando o Futuro: Como o Desenvolvimento Web Pode Ajudar Meninas a Se Reconhecerem na Tecnologia – Um Relato de Experiência
Resumo
O artigo relata a oficina de desenvolvimento web do projeto Meninas STEAM, realizada com alunas do ensino médio público no IFMA Campus Imperatriz. Através de aulas práticas de HTML/CSS, dinâmicas interativas e projetos colaborativos, a iniciativa promoveu uma transformação significativa na mentalidade das participantes. Os questionários demonstraram que as alunas superaram visões estereotipadas, passando a compreender a tecnologia como um campo acessível e acolhedor. A experiência despertou novas perspectivas e autoconfiança, evidenciando o poder de ações práticas na desconstrução de barreiras de gênero na computação.
Referências
LIMA, Fabiane Alves de; MERKLE, Luiz Ernesto. O processo de invisibilização das mulheres na informática e na produção tecnológica a partir do exemplo das ENIAC Girls. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 10, 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos ... Florianópolis: [s.n.], 2013. ISSN 2179-510X.
CARVALHO, Marília Pinto de. Avaliação escolar, gênero e raça. São Paulo: Papirus Editora, 2009.
Castro, B. (1995) Os gargalos para o ingresso e a permanência das mulheres no mercado de TI, no Brasil. In Conferencia Regional sobre la Mujer de América Latina y Caribe. CEPAL, Santo Domingo (Vol. 15, pp. 2018-2019).
MEDEIROS, Anne de et al. Promoção de espaços voltados ao incentivo e formação de meninas e mulheres na área tecnológica: Um relato de experiência das alunas atuantes. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 343-348. ISSN 2763-8626. DOI: 10.5753/wit.2024.2004.
Calaza, K. C., Erthal, F. C. S., Pereira, M. G., Macario, K. C. D., Daflon, V. T., David, I. P. A., Castro, H. C., Vargas, M. D., Martins, L. B., Stariolo, J. B., Volchan, E., e de Oliveira, L. (2021). Facing racism and sexism in science by fighting against social implicit bias: A latina and black woman’s perspective. Frontiers in Psychology, 12.
SANTOS, Carolina Martins. Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação? Jornal da USP. 2018.
MICROSOFT. Why don't Europe's girls aren't studying STEM: Region-wide research of 11,500 women reveals how we can get more young women into science, technology, engineering and math. [S. l.]: Microsoft, [2021].
