Equipes Digitais: Estimulando a igualdade de gênero na Computação
Resumo
Historicamente estudantes do sexo feminino representam um número inferior em relação aos homens na área da Computação, que por sua vez acaba se refletindo no mercado de trabalho. Este trabalho apresenta as ações do projeto de extensão Equipes Digitais, uma iniciativa que visa promover a igualdade de gênero e o interesse de estudantes do ensino médio pela área da computação. As atividades são voltadas para a formação de equipes nas escolas, dessa forma, as alunas encontram maior apoio que lhes permite desenvolver de forma mais eficiente suas habilidades por meio da interação em grupoReferências
Amaral, M. A., Pereira Emer, M. C. F., Bim, S. A., Setti, M. G., & Gonçalves, M. M. (2017). Investigando questões de gênero em um curso de computação. Estudos Feministas, Florianópolis, 25(2), 857-874. DOI: 10.1590/1806-9584.2017v25n2p857
Costa Júnior, J. F., Moraes, L. S. ., de Souza, M. M. N. ., Lopes, L. C. L. ., Meneses, A. R. ., Pontes Pinto, A. R. de A., dos Santos, L. S. R. ., & Zocolotto, A. . (2023). A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 324–341.
de Brito, D. J. M. (2020). A pandemia da Covid-19 amplia as desigualdades de gênero já existentes no mercado de trabalho brasileiro. Outubro, 1.
de Freitas, M. L. M., de Lara, G., Southier, L. F. P., Favarim, F., Dosciatti, E. R., Teixeira, L. R., & Teixeira, M. (2023, November). Assimetria de gênero na Computaçao: um estudo de caso em uma universidade publica brasileira. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1007-1017). SBC.
Diogo, C. B. (2021). Mídia, transformação digital e o fortalecimento do protagonismo feminino para mitigar a violência contra mulher. Manduarisawa, 5(2).
Lima, M. A. V., Conti, A. B. C., Silvério, A. J. A., Silvério, A. R., Amaral, G. C., Freitas, G. C., ... & Moreira, L. B. (2023, August). Computação para Meninas: Pensamento Computacional com o apoio de interface tangível. In Women in Information Technology (WIT) (pp. 364-369). SBC.
Frigo, L. B., Moro, F. F., Padilha, R. O., & Pozzebon, E. (2020, June). Meninas em ação: Atividades inspiradoras para projetos parceiros do programa meninas digitais. In Women in Information Technology (WIT) (pp. 60-69). SBC.
Moura, R. D., Bessa, J. A., Nunes, A. L. A., & de Castro Lima, M. (2024). STEMulheres: Empoderando a Participação Feminina nas Ciências e Tecnologias. Anais do Computer on the Beach, 15, 378-383.
ONU Brasil (2024). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: [link].
ONU Mulheres Brasil (2020). Gênero e Covid-19 na América Latina e no Caribe: dimensões de gênero na resposta. Disponível em [link].
Romano, S. M. V., Espíndola, M. G., & dos Santos, T. N. (2020). A discriminação de gênero na TI e seus impactos na sociedade. Revista Processando o Saber, 12, 146-162.
Santos, L., & Gibertoni, D. (2023). A QUESTÃO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO
Santos, V. L. A., Carvalho, T. F. M., & Barreto, M. D. S. V. (2021, July). Mulheres na tecnologia da informação: Histórico e cenário atual nos cursos superiores. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 111-120). SBC.
Silva, J., Oliveira, L., & Silva, A. (2019, July). Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 444-452). SBC.
Silva, M. S., Silva, A. S., & Brito, S. R. (2017, February). A participação feminina nos cursos de computação do estado do Pará: Avanços e desafios. In Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332 (Vol. 9, No. 1, pp. 01-13).
Silva, K. T. B., Mota, I. F., & Santos, V. A. (2021, July). Violência simbólica na área de Tecnologia: análise de relatos de alunas em um curso de Engenharia de Computação. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 240-249). SBC.
Sigaa - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (2024) "Dados sobre a situação de alunas no período de 2020-2024 do curso de engenharia de computação".
Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., & Santos, N. (2019, July). Um panorama da atuação da mulher na computação. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 1-10). SBC.
UNESCO 2020. Relatório de monitoramento global da educação 2020: Uma nova geração: 25 anos de esforços para igualdade de gênero na educação. Disponível em: [link].
Costa Júnior, J. F., Moraes, L. S. ., de Souza, M. M. N. ., Lopes, L. C. L. ., Meneses, A. R. ., Pontes Pinto, A. R. de A., dos Santos, L. S. R. ., & Zocolotto, A. . (2023). A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 324–341.
de Brito, D. J. M. (2020). A pandemia da Covid-19 amplia as desigualdades de gênero já existentes no mercado de trabalho brasileiro. Outubro, 1.
de Freitas, M. L. M., de Lara, G., Southier, L. F. P., Favarim, F., Dosciatti, E. R., Teixeira, L. R., & Teixeira, M. (2023, November). Assimetria de gênero na Computaçao: um estudo de caso em uma universidade publica brasileira. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1007-1017). SBC.
Diogo, C. B. (2021). Mídia, transformação digital e o fortalecimento do protagonismo feminino para mitigar a violência contra mulher. Manduarisawa, 5(2).
Lima, M. A. V., Conti, A. B. C., Silvério, A. J. A., Silvério, A. R., Amaral, G. C., Freitas, G. C., ... & Moreira, L. B. (2023, August). Computação para Meninas: Pensamento Computacional com o apoio de interface tangível. In Women in Information Technology (WIT) (pp. 364-369). SBC.
Frigo, L. B., Moro, F. F., Padilha, R. O., & Pozzebon, E. (2020, June). Meninas em ação: Atividades inspiradoras para projetos parceiros do programa meninas digitais. In Women in Information Technology (WIT) (pp. 60-69). SBC.
Moura, R. D., Bessa, J. A., Nunes, A. L. A., & de Castro Lima, M. (2024). STEMulheres: Empoderando a Participação Feminina nas Ciências e Tecnologias. Anais do Computer on the Beach, 15, 378-383.
ONU Brasil (2024). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: [link].
ONU Mulheres Brasil (2020). Gênero e Covid-19 na América Latina e no Caribe: dimensões de gênero na resposta. Disponível em [link].
Romano, S. M. V., Espíndola, M. G., & dos Santos, T. N. (2020). A discriminação de gênero na TI e seus impactos na sociedade. Revista Processando o Saber, 12, 146-162.
Santos, L., & Gibertoni, D. (2023). A QUESTÃO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO
Santos, V. L. A., Carvalho, T. F. M., & Barreto, M. D. S. V. (2021, July). Mulheres na tecnologia da informação: Histórico e cenário atual nos cursos superiores. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 111-120). SBC.
Silva, J., Oliveira, L., & Silva, A. (2019, July). Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 444-452). SBC.
Silva, M. S., Silva, A. S., & Brito, S. R. (2017, February). A participação feminina nos cursos de computação do estado do Pará: Avanços e desafios. In Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332 (Vol. 9, No. 1, pp. 01-13).
Silva, K. T. B., Mota, I. F., & Santos, V. A. (2021, July). Violência simbólica na área de Tecnologia: análise de relatos de alunas em um curso de Engenharia de Computação. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 240-249). SBC.
Sigaa - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (2024) "Dados sobre a situação de alunas no período de 2020-2024 do curso de engenharia de computação".
Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., & Santos, N. (2019, July). Um panorama da atuação da mulher na computação. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 1-10). SBC.
UNESCO 2020. Relatório de monitoramento global da educação 2020: Uma nova geração: 25 anos de esforços para igualdade de gênero na educação. Disponível em: [link].
Publicado
20/07/2025
Como Citar
CANTÃO, Camily Furtado; DIOGO, Carla Braga; OLIVEIRA, Rafael Vicente Santos de; SANTOS, Viviane Almeida dos.
Equipes Digitais: Estimulando a igualdade de gênero na Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 839-850.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.9430.
