Relato de Experiência: Intervenção Tecnológica - Barquinho Pop-Pop
Resumo
Diante da predominância masculina nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), torna-se evidente a importância de iniciativas que promovam a inserção e valorização da presença feminina nesses campos. Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a intervenção tecnológica Barquinho Pop-Pop, desenvolvida no âmbito do Projeto Colabora — uma iniciativa de pesquisa, inovação e extensão conduzida exclusivamente por mulheres nas áreas de engenharia e tecnologia. A intervenção teve como objetivo ensinar, de forma lúdica e sustentável, princípios básicos de física e engenharia por meio da construção e demonstração de barquinhos a vapor feitos com materiais recicláveis. A experiência evidenciou o potencial de metodologias interativas para despertar a curiosidade, estimular o aprendizado científico e fortalecer o empoderamento feminino em STEM, destacando a importância de criar espaços que incentivem o desenvolvimento de habilidades técnicas por mulheres e ampliem sua atuação nessas áreas.Referências
BRASIL. Ministério das Mulheres (2025). 3º relatório de transparência salarial: mulheres recebem 20,9% a menos do que os homens. Acesso em: 3 maio 2025.
Piot, D. T. (1891). Improvements in and connected with steam generators for marine propulsion. British Patent No. 1891. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 mar. 2025.
UNICESUMAR (2019). Mulheres no mercado de trabalho: como é a situação atual? Disponível em: [link]. Acesso em: 3 maio 2025.
UNINASSAU (2020). Número de engenheiras cresce 42% no brasil. Acesso em: 3 maio 2025.
Piot, D. T. (1891). Improvements in and connected with steam generators for marine propulsion. British Patent No. 1891. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 mar. 2025.
UNICESUMAR (2019). Mulheres no mercado de trabalho: como é a situação atual? Disponível em: [link]. Acesso em: 3 maio 2025.
UNINASSAU (2020). Número de engenheiras cresce 42% no brasil. Acesso em: 3 maio 2025.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
SOUSA, Vitória Riccelle W.; F., Juliana Danzi D’A.; FONSECA, Liliane Sheyla; SILVA, Elaine Cristina da Rocha; RIBEIRO, Andrea Maria N. C..
Relato de Experiência: Intervenção Tecnológica - Barquinho Pop-Pop. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 851-860.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.9452.
