Fortalecendo a Presença Digital do @bitsdeada no Instagram: Um Relato de Experiência sobre as estratégias adotadas

  • Evelly Victory Vieira Pinto IFMA
  • Heloisa Guimarães Coelho IFMA
  • Luis Fernando Maia Santos Silva IFMA

Resumo


Este artigo apresenta as estratégias implementadas para fortalecer a presença digital do Projeto Bits de Ada no Instagram. Diante dos desafios de visibilidade e engajamento enfrentados desde 2022, tornou-se necessário um reposicionamento da marca, com foco na construção de uma identidade visual coesa e na diversificação do conteúdo. A partir de outubro de 2024, foram adotadas práticas como publicações regulares no feed e stories, resultando em um aumento de 288,46% no número de seguidores e cerca de 91,5 mil interações. Este estudo descreve as metodologias aplicadas, analisa os impactos das estratégias adotadas e destaca as lições aprendidas ao longo do processo de reposicionamento digital.

Referências

Coelho, H., Silva, L., Barbosa, S., Silva, A., Silveira, S., and Luz, J. (2024). Bits de ada: ações de estímulo à permanência feminina no curso de bacharelado em ciência da computação do ifma campus caxias. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 415–420, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Costa, M., Pereira, L., Santana, T., and Maciel, C. (2024). Mapeamento e análise sobre a presença dos projetos parceiros do programa meninas digitais em espaços digitais. In Anais do XVIII Women in Information Technology, pages 115–126, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Costa, M. F. A. F. N., Pereira, L. R. R., Maciel, C., and dos Santos Nunes, E. P. (2023). Meninas digitais mato grosso: uso do instagram como estratégia de comunicação e mobilização de ações. In Anais do XVII Women in Information Technology (WIT), pages 428–433, Porto Alegre. Sociedade Brasileira de Computação.

da Costa Bueno, W. (2015). Estratégias de comunicação nas mídias sociais. Manole.

Kemp, S. (2025). Digital 2025: Brazil — DataReportal – Global Digital Insights — datareportal.com. [link].

Lima, G. V., de Oliveira, Y. M., da Silva, L. G., Viana, V. S. J., Ibiapina, A. C., Freire, T. P., and de Melo Aquino, S. A. B. (2024). O uso do instagram para divulgação de projetos nas Área de STEAM: Uma análise do perfil @MermãsDigitais. In Anais do 18o Women in Information Technology (WIT), pages 319–324, Brasília, DF. Sociedade Brasileira de Computação.

Pignati, G. (2022). Marcas ganham quase 40 [link].

SBC, P. M. D. (2024). Relatório projetos parceiros, 2023/2024. [link].

SEBRAE/SC (2023). Branding e identidade visual: conceitos e benefícios - Sebrae SC — search.app. [link].

Silva, L., Aquino, S., and Freire, T. (2023). Presença digital dos projetos parceiros do programa meninas digitais: proposta estratégica para consolidá-los na internet. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 251–262, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
20/07/2025
PINTO, Evelly Victory Vieira; COELHO, Heloisa Guimarães; SILVA, Luis Fernando Maia Santos. Fortalecendo a Presença Digital do @bitsdeada no Instagram: Um Relato de Experiência sobre as estratégias adotadas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 861-872. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.9483.