A História da Condessa Surda de Lovelace: Um Relato de Experiência de Ensino Híbrido e Assistivo de Programação

  • Márcia Oliveira IFES
  • Ana Leite IFES
  • Mônica Silva IFES
  • Clara Marques Bodart IFES
  • Gabriel Nascimento IFSP

Resumo


A História da Condessa Surda de Lovelace trata de um relato de experiência da aprendizagem de programação de uma estudante surda através de oficinas presenciais antes e durante a execução de um curso de programação Python a distância para meninas. O relato realizado por uma professora, uma tutora e uma intérprete de Libras apresenta a experiência da estudante surda em uma abordagem híbrida de ensino de programação e as análises SWOT de assistência à estudante surda em sua trajetória de aprendizagem de programação. Os resultados apontam para progressos, mas a Condessa Surda de Lovelace apresenta uma carta aberta para as Meninas Digitais relatando sua experiência de dificuldades e progressos e apresentando um apelo às Meninas Digitais para compreenderem as necessidades da comunidade surda e desenvolverem mais ações de inclusão de meninas surdas nas carreiras de computação.

Palavras-chave: Programação, Surdos, Inclusão, Ensino Híbrido

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Publicado
12/07/2019
OLIVEIRA, Márcia; LEITE, Ana ; SILVA, Mônica ; BODART, Clara Marques; NASCIMENTO, Gabriel . A História da Condessa Surda de Lovelace: Um Relato de Experiência de Ensino Híbrido e Assistivo de Programação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 51-60. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6712.