Uma análise sobre questões de gênero nos cursos de Computação do municı́pio de Alegrete/RS

  • Aline Mello UNIPAMPA
  • Amanda Melo UNIPAMPA
  • Isadora Ferrão UNIPAMPA

Resumo


No Brasil, somente 14% do número de mulheres que se matriculam em cursos da área da Computação o concluem. Para reduzir o percentual de de evasão das mulheres, é necessário primeiramente identificar suas causas. Este artigo tem como objetivo principal apresentar os resultados obtidos através da aplicação de questionários contendo perguntas sobre gênero a discentes e docentes dos cursos de Computação do municı́pio de Alegrete. Além dos estereótipos criados desde a infância, comentários ruins, machismo e a desvalorização do trabalho das graduandas foram enunciados como dificuldades, podendo contribuir para a evasão de mulheres.

Palavras-chave: Gênero, Pesquisa, Computação

Referências

Aires, J., Mattos, G., Oliveira, C., Brito, A., Aragão, A. F., Alves, S., Coelho, T., and Moreira, G. (2018). Barreiras que impedem a opção das meninas pelas ciências exatas e computação: Percepção de alunas do ensino médio. In 12 o Women in Information Technology (WIT 2018). SBC.

Brum, R., Costa, R. M. E. M. d., Araújo, A. P. F., Werneck, V. M. B., and Castro, M. C. S. d. (2018). Participação de alunas nos cursos de computação na percepção de alunos e ex-alunos. In 12 o Women in Information Technology (WIT 2018). SBC.

Ferrão, I. G., Mello, A. V. d., and Melo, A. M. (2017). Gurias na computação: uma análise sobre questões de gênero na computação. In 9 o Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE 2017).

Figueiredo, K. d. S., Vitorassi, R., Monteiro, E., and Carneiro, S. d. O. (2017). Percepções de alunas de ensino médio sobre as subáreas da computação. In 11 o Women in Infor- mation Technology (WIT 2017). SBC.

Gomes, W. F., Louzada, C. S., Nunes, M. A. S. N., Salgueiro, E. M., and Andrade, B. T. (2014). Incentivando meninas do ensino médio à área de ciência da computação usando o scratch como ferramenta. In XX Workshop de Informática na Educação (WIE 2014).

Holanda, M. T. d., Mourão, R., Ramos, G. N., Araújo, A. P. F. d., and Walter, M. E. T. (2017). Uma pesquisa com alunas do ensino fundamental e médio sobre os cursos da Área de computação. In 11 o Women in Information Technology (WIT 2017). SBC.

Macedo, M. M. G., Mattos, A. B., Vasconcelos, M., Martinazzo, A., and Lopes, R. (2018). Identificando influências na escolha de uma graduação em exatas: um estudo qualita- tivo e comparativo de gênero. In 12 o Women in Information Technology (WIT 2018). SBC.

Mochetti, K., Salgado, L., Zerbinato, A. V., Souza, B. L., and Avelino, M. R. E. (2016). Ciência da computação também é coisa de menina! In 10 o Women in Information Technology (WIT 2016). SBC.

Monteiro, R. d. S., Marinho, J. M. P., Braga, R. B., Viana, M. d. N., and Oliveira, C. T. d. (2017). Delineando o perfil feminino discente do bacharelado em ciência da computação do ifce campus aracati. In 11 o Women in Information Technology (WIT 2017). SBC.

Nakamura, F., Lobo, L., Freitas, R. d., Almeida, T., Machado, A. L., and Lauschner, T. (2017). Participação feminina em cursos de computação: um estudo no instituto de computação da universidade federal do amazonas. In 11 o Women in Information Technology (WIT 2017). SBC.

Sales, A. S. d. S., Reis, L. S., Lima, M. D. F. C., and Silva, D. R. D. (2017). Evasão das mulheres dos cursos de computação: Um estudo de caso na paraı́ba. In 11 o Women in Information Technology (WIT 2017). SBC.

Santos, M. P., Santos, C. P., and Ellwanger, C. (2017). A computação sob a Ótica de meninas do ensino médio. In 11 o Women in Information Technology (WIT 2017). SBC.

SBC (2017). Educação superior em computação estatı́sticas 2017. http://www.sbc. org.br/documentos-da-sbc/category/133-estatisticas. Acces- sed: 2019-03-20.
Publicado
12/07/2019
MELLO, Aline; MELO, Amanda ; FERRÃO, Isadora . Uma análise sobre questões de gênero nos cursos de Computação do municı́pio de Alegrete/RS. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 61-68. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6713.