Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas

  • Vania Marquiori IFES
  • Márcia Oliveira IFES
  • Gabriel Nascimento IFSP

Resumo


Este trabalho trata da retração das mulheres na carreira da ciência da computação e das dificuldades de compreensão e de suas implicações no processo de formação de programadores. Desta forma o trabalho propõe a oferta de oficinas baseadas nos pilares do pensamento computacional para meninas do quinto ao nono ano do ensino fundamental em escola pública. A proposta é resultante de uma experiência de iniciação à programação com uma estudante surda, e tem como objetivo desenvolver o letramento em programação através do pensamento computacional para compreensão dos problemas despertando o interesse de meninas pela área.

Palavras-chave: Meninas, Programação e Pensamento Computacional

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Publicado
12/07/2019
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MARQUIORI, Vania; OLIVEIRA, Márcia ; NASCIMENTO, Gabriel . Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 109-113. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6719.