Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas
Resumo
Este trabalho trata da retração das mulheres na carreira da ciência da computação e das dificuldades de compreensão e de suas implicações no processo de formação de programadores. Desta forma o trabalho propõe a oferta de oficinas baseadas nos pilares do pensamento computacional para meninas do quinto ao nono ano do ensino fundamental em escola pública. A proposta é resultante de uma experiência de iniciação à programação com uma estudante surda, e tem como objetivo desenvolver o letramento em programação através do pensamento computacional para compreensão dos problemas despertando o interesse de meninas pela área.
Referências
ANTUNES, C. (2001). Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo:Scipione.
Brasil. (2012). Ministério da Educação. Parecer Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica nº 11/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.
Delgado, C., Xexeo, J. A. M., Souza, I. F., Rapkiewicz, C. E., & Pereira Jr, J. (2005). Identificando competências associadas ao aprendizado de leitura e construção de algoritmos. In XIII Workshop sobre Educação em Computação .
FIlatro, A. (2018) Metodologias Inov-Ativas na educação presencial, a distância e corporativa. 1.ed. São Paulo: Saraiva Educação.
Koch, I. V.; Elias, V. M. (2008). Ler e compreender: os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: contexto.
Lima, M. P. (2013). As mulheres na Ciência da Computação. Estudos feministas .
Medeiros, S., Rabelo, H., Nunes, I., Garcia, T. C. M., Medeiros, F., de Souza Rabelo, D. S., & Medeiros, A. (2018, October). Ensino de algoritmos com poemas através do editor Poesia (): Relato de experiência. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 7, No. 1, p. 341).
Medeiros, S., Rabelo, H., Garcia, T. C. M., Nunes, I., Medeiros, F., Medeiros, A., & de Souza Rabelo, D. S. (2018, October). Ensino de algoritmos através de Poesia Compilada e Computação Desplugada: Relato de experiência com alunos de Ensino Fundamental. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 24, No. 1, p. 381).
Nunes, D. J. (2015). Educação Superior em Computação, Estatísticas 2015. Sociedade Brasileira de Computação-SBC. Disponível em:< http://www. sbc. org. br/documentos-da-sbc/summary/133-estatisticas/1074-educacaosuperior-em-Computa ção-estatisticas-2015>. Acesso em 08 nov 2018.
Oliveira, M., Nogueira, M. D. A., & Oliveira, E. (2015). Sistema de apoio à prática assistida de programação por execução em massa e análise de programas. In: CSBC 2015-Workshop de Educação em Informática (WEI).
Paula, L. D., Piva Jr, D., & Freitas, R. L. (2009). A Importância da Leitura e da Abstração do Problema no processo de formação do raciocínio lógico-abstrato em alunos de Computação. In XVII Workshop sobre Educação em Computação-WEI .
Queiroz, P., & Santos, H. (2017). Contribuições do PIBID Interdisciplinar de Licenciatura em Computação e Pedagogia na Escola. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, p. 500).
Saviani, D. (1994). O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes , 147-164.
Soares, M. (2002). Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade , 23 (81).
Toole, Betty Alexandra.(1998) Ada Lovelace Biography. Disponível em: < http://www.well.com/user/adatoole/bio.htm >. Acesso em 14 mar 2019.
Wing, J. (2016). PENSAMENTO COMPUTACIONAL–Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia .