Mentorando meninas iniciantes em programação: um estudo de caso

  • Fabrizio Franzoia UEA
  • Fernanda Pires UEA
  • Marcela Pessoa UEA

Resumo


O presente artigo discute modelos, metodologias, preconceitos e os seus impactos para um grupo de meninas calouras em um curso de computação. Bem como levanta altercações em torno da criação de grupos de estudos focais para meninas com vistas ao empoderamento como medida inicial fortalecedora. O método utilizado foi o estudo de caso com uma abordagem do tipo quali-quanti. Resultados apontam que a medida: “criação de grupo de estudos mentorados” se mostrou uma boa iniciativa dado o grau de aceitação e de resultados avaliados de forma qualitativa (descrição das alunas) e quantitativa (avaliação de contests).

Palavras-chave: Aprendizagem de Programação, Meninas, Tutoria

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Publicado
12/07/2019
FRANZOIA, Fabrizio; PIRES, Fernanda ; PESSOA, Marcela . Mentorando meninas iniciantes em programação: um estudo de caso. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 199-203. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6737.