Mentorando meninas iniciantes em programação: um estudo de caso
Resumo
O presente artigo discute modelos, metodologias, preconceitos e os seus impactos para um grupo de meninas calouras em um curso de computação. Bem como levanta altercações em torno da criação de grupos de estudos focais para meninas com vistas ao empoderamento como medida inicial fortalecedora. O método utilizado foi o estudo de caso com uma abordagem do tipo quali-quanti. Resultados apontam que a medida: “criação de grupo de estudos mentorados” se mostrou uma boa iniciativa dado o grau de aceitação e de resultados avaliados de forma qualitativa (descrição das alunas) e quantitativa (avaliação de contests).
Referências
Castro, T., Fuks, H., Sposito, M. A. F., & de Castro Júnior, A. N. J. I.-R. (2009). Análise de um Estudo de Caso para Aprendizagem de Programação em Grupo. 4(2), 155-160.
Deters, J. I., Silva, J. d., Miranda, E., & Fernandes, A. (2008). O desafio de trabalhar com alunos repetentes na disciplina de Algoritmos e Programação. Paper presented at the Workshop de Ambientes de apoio à Aprendizagem de Algoritmos e Programação.
Giraffa, M. M., & da costa Mora, M. (2013). Evasão na disciplina de algoritmo e programação: um estudo a partir dos fatores intervenientes na perspectiva do aluno. Paper presented at the Congresos CLABES.
IBGE. (2010). Censo demográfico : 2010 : trabalho e rendimento : resultados da amostra. Retrieved 25/03, 2019, from https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?%20view=detalhes& amp;id=71075
Lauschner, T., De Freitas, R., Nakamura, F., & de Aguiar Gomes, L. (2016). Cunhantã digital: programa de incentivo a participação de mulheres da região amazônica na computação e áreas afins. Paper presented at the 10o Women in Information Technology (WIT 2016), Porto Alegre, RJ, In: Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016).
Maciel, C., & Bim, S. A. (2017). Programa Meninas Digitais–ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio. 327-336.
Pessoa, M. S. P., Tamayo, S. C., & Franco, E. M. (2017). Panorama da Participação Feminina em Competições de Programação Promovida por Instituição de Ensino Superior da Região Norte. Paper presented at the 11º Women in Information Technology (WIT 2017).
Santos, J. M. O., Pereira, K. A. d. S., & Santos, D. A. (2018). O uso da programação para atração de mulheres à computação: relatos de experiência. Paper presented at the 12º Women in Information Technology (WIT 2018).
Sousa, F. G. P., Lima, F. M. M., Bernardo, J. R. S., & Ferreira, R. M. (2018). Criação de um Clube de Programação: uma análise da participação feminina.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33- 35.
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos: Bookman editora.