Empoderamento Feminino com Dispositivos Móveis
Resumo
Este artigo descreve a oficina de Aplicativos Móveis ministrada às alunas participantes do projeto Meninas Digitais UFSC no ano de 2014. No projeto as participantes aprenderam a desenvolver aplicativos utilizando a ferramenta AppInventor, desenvolvida pelo MIT, que une programação visual e programação em blocos a fim de facilitar o aprendizado do usuário. Ao final as alunas participaram de um concurso promovido por uma revista para escolas de ensino médio e utilizaram os conhecimentos adquiridos na oficina para desenvolver um aplicativo quando era somente necessária a elaboração teórica de uma proposta.
Referências
Frigo, L. B.; Cardoso, P. B. ; Cardoso, J. P. ; Coelho, M. H.; Pozzebon, Eliane (2015). “Práctica del incentivo a la inserción de mujeres en carreras tecnológicas y de Ingeniería Robótica Educacional”, In: Novática, v. 231, p. 48-52.
Gomes, Tancicleide C. S.; Melo, Jeane C. B. (2013).“Lógica de Programação: Iniciação Lúdica com App Inventor” In: III Escola Regional de Informática de Pernambuco 6-8 de Novembro, Garanhuns, PE, Brasil.
ONU. Princípios de Empoderamento das Mulheres. (2016) Disponível em: , http://www.onumulheres.org.br/referencias/principios-de-empoderamento-dasmulheres/> Acessado em: junho 2016.
Ramos, Nadja; Freitas, Carmen; Avila, Sandra; Costa, Paula D. P.; Testoni, Vanessa; Borin, Juliana F. (2015). “Ensino de Programação para Alunas de Ensino Médio: Relato de uma Experiência”, In: Anais do XXI Workshop de Informática na Escola.
Rocha, Luís A. G.; Cruz, Fabiana M.; Leão, Alcides L. (2015). “Aplicativo Para Educação Ambiental” In: Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, volume 11, número 4.