Incentivando meninas do ensino médio a ingressarem nas áreas tecnológicas com curso de programação e robótica
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um curso realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Escola de Ensino Médio Macário Borba, localizada em Sombrio-SC. O curso teve duração de 2 (dois) meses e foi restrito a meninas do ensino médio. O curso teve como objetivo incentivá-las a seguirem nas áreas tecnológicas, devido à baixa percentagem de mulheres encontradas nessas áreas. O curso apresentou os conteúdos como lógica computacional e montagem e programação do kit robótico (LEGO). Os resultados foram positivos, porém notou-se a falta de incentivo para os estudantes da educação básica, falta de conhecimento, pelo mesmo, nos cursos de universidades próximas.
Referências
GIRLS WHO CODE. (2016) “Who we are”, http://girlswhocode.com/, Março.
ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2016) “Dados Estatísticos Relativos ao Exame Vestibular de 2016”, http://www.vestibular.ita.br, Março.
Lima Junior, J. A. T.; Vieira, C. E. C.; e Vieira, P. P. (2015) “Dificuldades no processo de aprendizagem de Algoritmos: uma análise dos resultados na disciplina de AL1 do Curso de Sistemas de Informação da FAETERJ - Campus Paracambi”. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, n. 27, p. 5-15.
Watanabe, F. Y.; Francisco, c. A.; França, C. A.; e Ogashawara, O. (2014) “A questão do gênero e as iniciativas de incentivo à formação de mais engenheiras na UFSCar”. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Juiz de Fora - MG.