Meninas e Jovens na Computação
Resumo
Ao longo dos anos a Informática passou por uma expansão exponencial que foi acompanhada pelo público feminino e pelos jovens, mas notavelmente em menor proporção do que pelos outros públicos. O projeto Meninas e Jovens na Computação realiza ações que visam contribuir para aumentar a participação deste público na área de TI por meio de eventos para integrar e abranger a comunidade nas atividades desenvolvidas, além de incentivar a permanência nos cursos, também contribuindo para as pessoas descobrirem seu interesse pela área de TI. A principal dessas ações foi o desenvolvimento de cursos de programação web EAD, com vagas reservadas a mulheres e jovens e a pesquisa “Mulheres na Computação”.
Referências
IDC Brasil (2015). IDC Brasil aponta que mercado de TIC deve crescer 5% e movimentar US$ 165,6 bilhões no país em 2015. Disponível em: http://br.idclatin.com/releases/news.aspx?id=1779. Acessado em 02 Novembro 2015.
IBGE (2006). O Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil, 20032006. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/stic/. Acessado em 30 Outubro 2015.
Pereira, L. F. D.; Sampaio, F. F.; Oliveira, C. E. T.; Lapolli, F.; Motta, C. L. R. (2010). Ateliê de Objetos de Aprendizagem: Uma Abordagem para o Ensino de Computação em Cursos Técnicos. In: Revista Brasileira de Informática na Educação , Volume 18, Número 3.
MEC. Ensino Médio Inovador. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13439:ensinomedioinovador. Acessado em 01 Novembro 2015.