Meninas.comp: Um Relato da Experiência de Integração entre o Ensino Médio e a Universidade de Brasília

  • Maristela Holanda UnB
  • Aleteia Patrícia F. de Araújo UnB
  • Maria Emília T. Walter UnB
  • Carlos Alberto Jesus de Oliveira UnB

Resumo


Este artigo relata atividades de integração entre meninas de escola de Ensino Médio e a Universidade de Brasília (UnB), em computação. As atividades foram desenvolvidas como parte das ações do projeto Meninas.comp, coordenadas por docentes mulheres do Departamento de Ciência da Computação da UnB. O projeto Meninas.comp tem como principal objetivo a divulgação da área de computação para meninas do ensino médio de escolas públicas do Distrito Federal, no Brasil.

Referências

Cohoon, J. McGrath. (2002) Recruiting and retaining women in undergraduate computing majors (2002). ACM SIGCSE Bulletin - Women and Computing. Vol. 34 (2), pp. 48-52, ACM. USA.

Gurer, Denise and Camp, Tracy (2002). An ACM-W literature review on women in computing. ACM SIGCSE Bulletin - Women and Computing. Volume 34 Issue 2, June 2002 pp. 121-127.

Maia, Marcel Maggion. (2016). Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. Cadernos Pagu. n.46, pp. 223-244. ISSN 1809-4449. http://dx.doi.org/10.1590/18094449201600460223.

Khan, Nazish Zaman and Luxton, Andrew (2016). Is computing for social good the solution to closing the gender gap in computer science?. Australasian Computer Science Week Multiconference. DOI: 10.1145/2843043.2843069.
Publicado
04/07/2016
HOLANDA, Maristela; DE ARAÚJO, Aleteia Patrícia F.; WALTER, Maria Emília T.; DE OLIVEIRA, Carlos Alberto Jesus. Meninas.comp: Um Relato da Experiência de Integração entre o Ensino Médio e a Universidade de Brasília. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 10. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 78-82. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2016.9706.