Robótica na aprendizagem de física e matemática para alunas do ensino médio

  • Maitê Thomazi Manenti UFSC
  • Éverton Fabian Jasinski UFSC
  • Tatiana Nilson dos Santos UFSC
  • Eliane Pozzebon UFSC
  • Luciana B. Frigo UFSC

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de um projeto onde foram aplicados robôs do kit LEGO como ferramenta didática no ensino de física e matemática para auxiliar a aprendizagem nas disciplinas do nível médio das estudantes da Escola de Ensino Médio Macário Borba localizada em Sombrio-SC. Este curso teve duração de 3 (três) meses e as estudantes resolveram exercícios práticos sobre cinemática, equações algébricas e conservação de energia utilizando projetos de robôs que facilitassem o entendimento. Como resultado percebeu-se a grande motivação das estudantes ao aprenderem de uma maneira mais didática e motivadora, conteúdos considerados complicados.

Referências

Frigo, L. B.; Yevseyeva, O.; e Pozzebon, E. (2013) “El análisis de la diferencia de género en la educación. Estudio de caso en Araranguá-Brasil”. In: Mundo Nuevo, Venezuela, n. 13, ano, V, p. 131-145.

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Pozzebon, E.; e Frigo, L. B. (2013) “Robótica no processo de ensino e aprendizagem”. In: International Conference on Interactive Computer Aided Blended Learning, p. 104-107.

Silva, A. F.; Agaé, A.; Gonçalves, L. M.; Guerreiro, A. M. G.; Pitta, R.; e Aranibar, D. B. (2008) “Utilização da Teoria de Vygotsky em Robótica Educativa”. UFRN: Natal, 2008. Departamento de Engenharia da Computação e Automação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Publicado
04/07/2016
MANENTI, Maitê Thomazi; JASINSKI, Éverton Fabian; DOS SANTOS, Tatiana Nilson; POZZEBON, Eliane; FRIGO, Luciana B.. Robótica na aprendizagem de física e matemática para alunas do ensino médio. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 10. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 96-99. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2016.9710.