Um Estudo Inicial Sobre As Alunas Ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba
Resumo
A queda da participação feminina nos cursos da área de Tecnologia da Informação tem chamado a atenção de empresas e universidades em vários países, em um momento em que muito se discute a igualdade de gênero e de oportunidades. Além de promover iniciativas para estimular o ingresso de garotas nesses cursos, faz-se necessário realizar estudos para conhecer o perfil das ingressantes e identificar padrões que possam direcionar ações contra a evasão. O presente trabalho analisa dados referentes a todas as alunas do curso de Licenciatura em Ciência da Computação, desde sua criação até os dias atuais.
Referências
Maciel, C., Bim, S. A. “Programa Meninas Digitais: ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio”, Anais do Computer On The Beach, Florianópolis, 2016.
Medeiros, C. “From subject of change to agent of change: women and IT in Brazil”, In: Proceedings of the international symposium on Women and ICT: creating global transformation. ACM, p. 15, 2005.
Oliveira, A., Moro, M., Prates, R. “Perfil Feminino em Computação: Análise Inicial”. Anais do XXII Workshop sobre Educação e em Computação, Brasília, 2014.
SBC - Educação Superior em Computação – Estatísticas – 2014 Disponível em http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/133-estatisticas/1007-estatisticas-daeducacao-superior-2014. Acessado em 01 de junho de 2016.