Ecossistema de Aprendizagem inclusivo: a abordagem do Pensamento Computacional na educação básica

  • Claudiane F. Ribeiro FAETEC / UFF
  • Sérgio Crespo C. da S. Pinto UFF

Resumo


O artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida sobre o Pensamento Computacional, a partir de um curso de formação continuada para docentes da Educação Básica, apoiado por Arquiteturas Pedagógicas, de caráter exploratório e abordagem mista, cuja metodologia foi a Design-Based Research, realizada em três etapas. Este tem por objetivo salientar o período exploratório do estudo, na qual os participantes vivenciaram um Ecossistema de Aprendizagem inclusivo, gerando discussões e atividades estratégicas para alunos público-alvo da inclusão. Os resultados dessa etapa mostraram-se significativos para a transposição didática de conceitos do Pensamento Computacional em atividades práticas inclusivas.

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Publicado
06/11/2023
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RIBEIRO, Claudiane F.; PINTO, Sérgio Crespo C. da S.. Ecossistema de Aprendizagem inclusivo: a abordagem do Pensamento Computacional na educação básica. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236119.