Pensamento Computacional desplugado: o despertar da tabuada em sala de recursos multifuncional

  • Cátia Eliana Florencio Univates
  • Maria Claudete Schorr Univates

Resumo


Este artigo apresenta uma sequência de atividades desplugadas envolvendo o Pensamento Computacional e a tabuada, desenvolvidas para atender seis alunos de uma sala de recursos multifuncional do município de Guarantã do Norte/MT, com Transtornos do Espectro Autista e deficiências intelectuais. O objetivo deste estudo foi ensinar a este grupo de alunos a tabuada com atividades desplugadas apoiadas nos pilares do Pensamento Computacional (PC). A pesquisa possui abordagem qualitativa, com o método de estudo de caso e análise de dados descritiva. Como resultado, observou-se que os alunos se sentiram motivados e receptivos ao realizarem as atividades. Além disso, apresentaram uma melhora na resolução das situações-problema e aprendizagem da tabuada.

Referências

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: [link].

BRASIL. DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

BRASIL. PORTARIA NORMATIVA Nº13, DE 24 DE ABRIL DE 2007. Dispõe sobre a criação do "Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais".

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

COLETTI, SELENE. Como trabalhar situações-problema após o resultado da avaliação diagnóstica. Nova Escola, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 jun 2023.

FAGUNDES, C. C. B. FALKEMBACH, G. M.; Jogos online na aprendizagem da tabuada. 2013. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 mar 2023.

Plano de trabalho. Jogo do Fantasminha. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 fev 2023.

LÜDKE, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986.

SAMPIERI, R. H. COLLADO, C. F.; LUCIO, M. B. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SCHORR, M. C. Pcomp-Model: Desenvolvendo o Pensamento Computacional na Educação Básica para auxiliar na Aprendizagem de Algoritmos e Programação do Ensino Superior. Tese Programa de Pós-Graduação em Informática na educação do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

SOARES, B. S. Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental: potencialidades na aprendizagem matemática. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Comissão de Graduação do Curso de Pedagogia – Licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

SOUSA, V. A importância da tabuada das séries iniciais do ensino fundamental. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 mar 2023.

VALENTE, J. A. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.03, p. 864 – 897, jul./set. 2016. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP.

WING, J. 2006. Computational thinking. Commun. ACM, 49. p.33 – 35.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
FLORENCIO, Cátia Eliana; SCHORR, Maria Claudete. Pensamento Computacional desplugado: o despertar da tabuada em sala de recursos multifuncional. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 43-54. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236122.