Pensamento Computacional desplugado: o despertar da tabuada em sala de recursos multifuncional

  • Cátia Eliana Florencio Univates
  • Maria Claudete Schorr Univates

Resumo


Este artigo apresenta uma sequência de atividades desplugadas envolvendo o Pensamento Computacional e a tabuada, desenvolvidas para atender seis alunos de uma sala de recursos multifuncional do município de Guarantã do Norte/MT, com Transtornos do Espectro Autista e deficiências intelectuais. O objetivo deste estudo foi ensinar a este grupo de alunos a tabuada com atividades desplugadas apoiadas nos pilares do Pensamento Computacional (PC). A pesquisa possui abordagem qualitativa, com o método de estudo de caso e análise de dados descritiva. Como resultado, observou-se que os alunos se sentiram motivados e receptivos ao realizarem as atividades. Além disso, apresentaram uma melhora na resolução das situações-problema e aprendizagem da tabuada.

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Publicado
06/11/2023
FLORENCIO, Cátia Eliana; SCHORR, Maria Claudete. Pensamento Computacional desplugado: o despertar da tabuada em sala de recursos multifuncional. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 43-54. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236122.