Pensamento Computacional desplugado: o despertar da tabuada em sala de recursos multifuncional
Resumo
Este artigo apresenta uma sequência de atividades desplugadas envolvendo o Pensamento Computacional e a tabuada, desenvolvidas para atender seis alunos de uma sala de recursos multifuncional do município de Guarantã do Norte/MT, com Transtornos do Espectro Autista e deficiências intelectuais. O objetivo deste estudo foi ensinar a este grupo de alunos a tabuada com atividades desplugadas apoiadas nos pilares do Pensamento Computacional (PC). A pesquisa possui abordagem qualitativa, com o método de estudo de caso e análise de dados descritiva. Como resultado, observou-se que os alunos se sentiram motivados e receptivos ao realizarem as atividades. Além disso, apresentaram uma melhora na resolução das situações-problema e aprendizagem da tabuada.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: [link].
BRASIL. DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
BRASIL. PORTARIA NORMATIVA Nº13, DE 24 DE ABRIL DE 2007. Dispõe sobre a criação do "Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais".
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
COLETTI, SELENE. Como trabalhar situações-problema após o resultado da avaliação diagnóstica. Nova Escola, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 jun 2023.
FAGUNDES, C. C. B. FALKEMBACH, G. M.; Jogos online na aprendizagem da tabuada. 2013. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 mar 2023.
Plano de trabalho. Jogo do Fantasminha. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 fev 2023.
LÜDKE, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986.
SAMPIERI, R. H. COLLADO, C. F.; LUCIO, M. B. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SCHORR, M. C. Pcomp-Model: Desenvolvendo o Pensamento Computacional na Educação Básica para auxiliar na Aprendizagem de Algoritmos e Programação do Ensino Superior. Tese Programa de Pós-Graduação em Informática na educação do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
SOARES, B. S. Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental: potencialidades na aprendizagem matemática. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Comissão de Graduação do Curso de Pedagogia – Licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.
SOUSA, V. A importância da tabuada das séries iniciais do ensino fundamental. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 mar 2023.
VALENTE, J. A. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.03, p. 864 – 897, jul./set. 2016. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP.
WING, J. 2006. Computational thinking. Commun. ACM, 49. p.33 – 35.