Jogos de tabuleiro como ferramentas para estímulo ao Pensamento Computacional em estudantes com TEA

  • Vanessa da Silva Balbino UFF
  • Alessandra Furtado de Oliveira UFF
  • Marcelo Bustamante Chilingue UFF
  • Ruth Maria Mariani Braz UFF
  • Sérgio Crespo C. S. Pinto UFF

Resumo


Este artigo analisou como os jogos de tabuleiro podem estimular o Pensamento Computacional em estudantes com Transtorno do Espectro Autista. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Os resultados apontam que jogos de tabuleiro possibilitam aos estudantes conviver com conceitos oriundos da Computação e assim, tornam-se capazes de desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade, além de estimular funções cognitivas e desenvolver habilidades sociais. Consideramos relevante que os docentes se apropriem da temática, a fim de desenvolver em seus alunos habilidades envolvendo o Pensamento Computacional. Afinal, tais habilidades configuram necessidades fundamentais aos profissionais do futuro.

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Publicado
06/11/2023
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BALBINO, Vanessa da Silva; OLIVEIRA, Alessandra Furtado de; CHILINGUE, Marcelo Bustamante; BRAZ, Ruth Maria Mariani; PINTO, Sérgio Crespo C. S.. Jogos de tabuleiro como ferramentas para estímulo ao Pensamento Computacional em estudantes com TEA. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 55-64. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236128.