Estimulando o Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: Uma Abordagem para Meninas do Ensino Fundamental

  • Maria Luísa R. Guimarães UFJF
  • Priscila R. de Oliveira UFJF
  • Anna Julia de A. Lucas UFJF
  • Alessandreia Marta de Oliveira UFJF
  • Bárbara de M Quintela UFJF

Resumo


Apesar do crescimento das áreas de Ciência da Computação e Tecnologia da Informação, houve um declínio perceptível no interesse das meninas em seguir carreira nessas áreas ao longo das últimas décadas. O presente trabalho apresenta ações de um projeto de extensão universitária, com o objetivo de proporcionar oportunidades para que meninas, ainda no Ensino Fundamental da rede municipal, tenham contato com o Pensamento Computacional de forma lúdica utilizando Computação Desplugada, além de ações de divulgação de conteúdo para a comunidade. São apresentados resultados iniciais do impacto dessas ações. Sendo um projeto com ações a longo prazo espera-se estimular o interesse das meninas em seguir carreira relacionada a essas áreas.

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Publicado
06/11/2023
GUIMARÃES, Maria Luísa R.; OLIVEIRA, Priscila R. de; LUCAS, Anna Julia de A.; OLIVEIRA, Alessandreia Marta de; QUINTELA, Bárbara de M. Estimulando o Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: Uma Abordagem para Meninas do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 87-96. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236139.