Estimulando o Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: Uma Abordagem para Meninas do Ensino Fundamental

  • Maria Luísa R. Guimarães UFJF
  • Priscila R. de Oliveira UFJF
  • Anna Julia de A. Lucas UFJF
  • Alessandreia Marta de Oliveira UFJF
  • Bárbara de M Quintela UFJF

Resumo


Apesar do crescimento das áreas de Ciência da Computação e Tecnologia da Informação, houve um declínio perceptível no interesse das meninas em seguir carreira nessas áreas ao longo das últimas décadas. O presente trabalho apresenta ações de um projeto de extensão universitária, com o objetivo de proporcionar oportunidades para que meninas, ainda no Ensino Fundamental da rede municipal, tenham contato com o Pensamento Computacional de forma lúdica utilizando Computação Desplugada, além de ações de divulgação de conteúdo para a comunidade. São apresentados resultados iniciais do impacto dessas ações. Sendo um projeto com ações a longo prazo espera-se estimular o interesse das meninas em seguir carreira relacionada a essas áreas.

Referências

Battal, A., Adanır, G. A., e Gülbahar, Y. (2021). Computer science unplugged: A systematic literature review. J. Educ. Technol. Syst., 50(1):24–47.

Bian, L., Leslie, S.-J., e Cimpian, A. (2017). Gender stereotypes about intellectual ability emerge early and influence children’s interests. Science, 355(6323):389–391. eprint: https://www.science.org/doi/pdf/10.1126/science.aah6524.

Bim, S., Freitas, R., Maciel, C., Lobo, M., Pessoa, L., Pires, F., Rangel, J., Bernado, J., e Pereira, K. (2019). A vida de Ada Lovelace em um circuito de atividades desplugadas. In Anais do Women in Information Technology (WIT), pages 189–193. SBC. ISSN: 2763-8626.

Brackmann, C. P., Román-González, M., Robles, G., Moreno-León, J., Casali, A., e Barone, D. (2017). Development of computational thinking skills through unplugged activities in primary school. In Proceedings of the 12th workshop on primary and secondary computing education, pages 65–72.

Brennan, K. e Resnick, M. (2012). New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In Proceedings of the 2012 annual meeting of the American educational research association, Vancouver, Canada, volume 1, page 25.

Carvalho, F. e Braga, M. (2022). Pensamento Computacional na Educação Brasileira: um olhar segundo artigos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:237–261.

Cavalcante, V. (2020). Desigualdades educacionais durante a pandemia. Policy Paper.

de Souza, F. F. e Nunes, M. A. S. N. (2019). Práticas e resultados obtidos na aplicação do pensamento computacional desplugado no ensino básico: Um mapeamento sistemático. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 289.

Jornal da USP (2018). Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação? (Acessado em Fev/2023).

Kettermann, F. (2016). Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) incentiva participação de mulheres no mercado de TI.

Kuo, W.-C. e Hsu, T.-C. (2020). Learning computational thinking without a computer: How computational participation happens in a computational thinking board game. The Asia-Pacific Education Researcher, 29:67–83.

Lee, S. J., Francom, G. M., e Nuatomue, J. (2022). Computer science education and k-12 students’ computational thinking: A systematic review. International Journal of Educational Research, 114:102008.

Maximino, G., Santos, I., e Mota, M. (2022). Mulheres na ciência: Um panorama das publicações no wit. In Anais do XVI WIT, pages 77–87, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

MEC (2022). Parecer CNE/CEB nº 2/2022, aprovado em 17 de fevereiro de 2022 – normas sobre computação na educação básica – complemento à base nacional comum curricular (bncc).

Passos, J., Huh, K., Cavalheiro, L., Gonçalves, Y., Eler, M. M., Cubero, J., e Peres, S. M. (2020). Abrindo mentes com a computação desplugada: uma experiência com meninas de oitavo e nono anos. In Anais do Women in Information Technology (WIT), pages 164–168. SBC. ISSN: 2763-8626.

Petró, V., Ferreira, V., Muller, R. L., Hahn, J. G., e Assmann, L. (2021). Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de TI. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 61–70, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Pitt, L. (2023). Turing Tumble is Turing-Complete. Theor Comput Sci, 948(C).

Santos, C., da Silva, D., Ferreira, G., e da Silveira, M. G. (2017). Explorando o pensamento computacional para despertar novos talentos: Relato de uma experiência. In Anais do XI Women in Information Technology, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Scheffel, E. J. S. e Motta, C. L. R. (2022). Desenvolvimento das competências de Computação dispostas na BNCC a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas com alunos do ensino fundamental. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 85–94. SBC. ISSN: 0000-0000.

Souza, V., Edgel, I., Néu, Y., Silva, J., e Lopes, J. (2022). Projeto de incentivo à meninas na STEM: Um relato de experiência. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 233–238, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Tikva, C. e Tambouris, E. (2021). Mapping computational thinking through programming in K-12 education: A conceptual model based on a systematic literature Review. Computers & Education, 162:104083.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
GUIMARÃES, Maria Luísa R.; OLIVEIRA, Priscila R. de; LUCAS, Anna Julia de A.; OLIVEIRA, Alessandreia Marta de; QUINTELA, Bárbara de M. Estimulando o Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: Uma Abordagem para Meninas do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 87-96. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236139.