EJA, Alfabetização e Pensamento Computacional: enquanto o pulso ainda pulsa há muito o que aprender

  • Kelly Cristina Martins UFF
  • Graziela Ferreira Guarda UPM
  • Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto UFF

Resumo


O trabalho relata a experiência em atuar na alfabetização de Jovens e Adultos (EJA), usando as habilidades do Pensamento Computacional como uma abordagem criativa para melhorar o aprendizado. O estudo investigou como a incorporação do PC pode oferecer novas perspectivas neste desafio educacional, reconhecendo as particularidades desse público e as possíveis contribuições dessa abordagem. O recurso metodológico foi uma análise de estudo de caso exploratório qualitativo, com foco em aulas aplicadas, para investigar a integração do PC no contexto da EJA, envolvendo 17 alunos da EJA em uma sala multisseriada abrangendo as fases I a VI. As atividades foram estruturadas com base no Guia de Computação Criativa do MIT e consistiram em três etapas: (1) Exploração de Algoritmos Cotidianos, (2) Programação Sem o Uso do Computador e (3) Algoritmos em Code.org. As atividades e abordagens no estudo evidenciam que o PC pode ser uma ferramenta eficaz para combater o analfabetismo entre jovens e adultos na EJA. A pesquisa destaca que o desenvolvimento das habilidades de pensamento lógico e resolução de problemas através do PC tem o potencial de revolucionar a educação de adultos enfrentando desafios de alfabetização.

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Publicado
06/11/2023
MARTINS, Kelly Cristina; GUARDA, Graziela Ferreira; PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva. EJA, Alfabetização e Pensamento Computacional: enquanto o pulso ainda pulsa há muito o que aprender. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 97-106. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236141.