Aplicação de Web Analytics para divulgação das ações de um projeto de promoção ao Pensamento Computacional
Resumo
O Web Analytics fornece uma análise comportamental dos visitantes em uma página web e possibilita a identificação de tendências na navegação. Através do Web Analytics, é possível identificar se o design de uma página na Internet está atraindo usuários e os períodos e ocorrências principais em relação aos acessos realizados. A presente pesquisa aplicou o método WACIC - Web Analytics Continuous Improvement Cycle - tendo por objetivo aumentar o impacto das ações de divulgação do projeto Aprendizado, Criatividade e Tecnologia, que visa disseminar o Pensamento Computacional na educação no Brasil. Os resultados apresentaram dados relevantes para otimização das ações conduzidas no projeto ACT.
Referências
Fernandes, B. G.; Rosa, C. O. (2013) As métricas do Marketing no século XXI. Panorama, v. 3, n. 1, p. 180–190, 2013.
Figueiredo, A. T. (2017). Método WACIC – A Utilização de Web Analytics Baseada em Melhoria Contínua. p. 1–102, 2017. Faculdade de Tecnologia FT - Unicamp.
Gouvêa, I. Aplicação de boas práticas de marketing digital e uso de Web Analytics no site do Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, 2021. Faculdade de Tecnologia FT - Unicamp.
Hostgator (2021). Como ativar o Wordpress Multi Sites? Disponível em: [link]. Acesso em: 31 out. 2021.
Kaushik, A. (2009) “Web Analytics 2.0: The Art of Online Accountability and Science of Customer Centricity.” New York: John Wiley & Sons © 2009.
MDN Web Docs. Qual a diferença entre página web, site, servidor web e mecanismo de busca? Disponível em: [link]. Acesso em: 14 nov. 2021.
MDN Web Docs. Tecnologia Web para desenvolvedores. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 nov. 2021.
Monsterinsights. Should You Put Google Analytics Code in WordPress Header or Footer? Disponível em: [link]. Acesso em: 31 out. 2021.
Nascimento, N. (2011). Web Analytics: Transformando as informações dos novos consumidores virtuais em vantagens competitivas. Revista Processando o Saber, v. 3, p. 60-81, 2011.
WING, J. M. (2006). Computational Thinking. Carnegie Mellon University, COMMUNICATIONS OF THE ACM March 2006/Vol. 49, No. 3.
WordPress. Disponível em: [link]. Acesso em: 31 out. 2021.