Recomendações para grupos que fomentam o Pensamento Computacional
Resumo
Na sociedade atual, a computação tornou-se ubíqua e sua integração na abordagem educacional é de suma importância. O objetivo deste projeto foi identificar as melhores práticas para fornecer um conjunto de recomendações para grupos e sites de referência sobre Pensamento Computacional, com o intuito de ampliar as oportunidades educacionais. Essas recomendações propõem soluções, métodos e práticas relacionadas ao Pensamento Computacional para a formação de professores, jovens e crianças. As recomendações foram aplicadas em um estudo de caso no Projeto Aprendizado, Criatividade e Tecnologia (ACT), cujo propósito é disseminar o Pensamento Computacional no Brasil. A aplicação das recomendações no estudo de caso foi avaliada por professores e profissionais da educação, os quais indicaram que as recomendações propostas neste estudo podem ser úteis para grupos e projetos que visam disseminar o Pensamento Computacional na educação.
Referências
DEMO, P. Habilidades do Século XXI. SENAC, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de Janeiro de 2023.
FERREIRA, C; RIBEIRO, L; CAVALHEIRO, S. Pensamento Computacional. Revista da Sociedade Brasileira de Computação - Brasil, Computação na Educação Básica, SBC, n. 41, pág. 10, Dezembro de 2019.
GARCIA, S; BORGES, M. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 33., 2022, Manaus. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022.
MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; CNE CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Distrito Federal, aprovado pela Câmara em 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 de fevereiro de 2022.
NOURI, J.; ZHANG, L.; MANNILA, L.; NORÉN, E. Development of computational thinking, digital competence and 21st century skills when learning programming in K- 9. Educ. Inq. 2020, 11, 1–17.
VALLANCE, M., and TOWNDROW, P. A. (2016). Pedagogic transformation, student-directed design and computational thinking. Pedagogies: An International Journal, 11(3), 218–234.
WING, J. M. (2006). Computational Thinking. Carnegie Mellon University, COMMUNICATIONS OF THE ACM March 2006/Vol. 49, No. 3.
WING, J. M. Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, Novembro 2008. 3717-25.