Uso de Simulador de Geração de Tráfego para a Melhoria de Desempenho de Sistemas Legados Críticos
Resumo
Alguns sistemas legados tendem a possuir uma arquitetura pouco escalável, fazendo com que pouco se possa evoluir em questões de desempenho. Por outro lado, o acesso a internet vem crescendo, fazendo com que mais pessoas tenham acesso e obrigando, consequentemente, que os sistemas evoluam para manter a eficiência com a nova demanda. Nesse trabalho é apresentada uma mudança arquitetural realizada no sistema legado de matrículas da Universidade de Brasília visando a melhoria de desempenho. Também é demonstrado um gerador de tráfego (TRAFFICGEN) construído para submeter o sistema a uma carga semelhante à que ocorre durante os períodos de matrícula e dessa forma fossem realizadas diversas melhorias. Foi verificado que o sistema modificado alcançou uma melhoria de desempenho de mais de 5× com relação à versão de produção com a metade dos servidores utilizados e que ainda suporta um aumento de carga de pelo menos 215% sem degradação do desempenho.
Referências
Brasil (2007). Decreto no 6.096 de 24 de abril de 2007a. [link]. Accessed: 2017-03-28.
Cameron Hughes, T. H. (2003). Parallel and Distributed Programming Using C++. Editora Addison Wesley, first edition.
Coulouris, G., Dollimore, J., Kindberg, T., and Blair, G. (2011). Distributed Systems: Concepts and Design. Addison-Wesley Publishing Company, USA, 5th edition.
Lehman, M. M. (1980). Programs, life cycles, and laws of software evolution. Proceedings of the IEEE, 68(9):1060–1076.
Tanenbaum, A. S. and Steen, M. V. (2008). Distributed systems: principles and paradigms. Editora Pearson Prentice Hall, second edition.
Tanenbaum, A. S. and Wetherall, D. J. (2010). Computer Networks. Editora Pearson Prentice Hall, fifth edition.
