Dinâmica das transações do Bitcoin: uma abordagem quantitativa
Resumo
Apesar do crescente interesse em cripto moedas, tanto indústria quanto a academia sentem falta de análises quantitativas desses sistemas. Neste trabalho, caracterizamos o Bitcoin, um dos mais populares sistemas de cripto moedas, sob a ótica quantitativa. Visamos métricas importantes relacionadas a transações, como a probabilidade uma transação ser confirmada e o tempo decorrido para essa confirmação. Nossos resultados mostram que há um número não negligenciável de transações que não são confirmadas 24 horas após serem postadas na rede. Nesse caso, nós observamos uma alta correlação entre a taxa de uma transação, seu volume e a suspeita de que a transação não será confirmada. O trabalho mostra que transações do Bitcoin geralmente são confirmadas em períodos curtos, mas ainda assim, muito acima de tempos usuais de sistemas de cartão de crédito. Finalmente, nós provemos uma análise de nível de atividade simples, comparando um período importante na existência do sistema do Bitcoin –o fechamento do Silk Road– e um peróodo subsequente. Em resumo, concluimos que a rede Bitcoin se apresenta resiliente e não é dependente de hubs altamente centralizados.
Referências
Bitcointalk (2016). Bitcoin talk forum. https://bitcointalk.org/index.php?topic=1382996.0.
Bitcoinwiki (2016). Transaction fees. https://en.bitcoin.it/wiki/Transaction_fees.
Luiz, H. (2016). Estudo da dinamicidade do sistema bitcoin. Master’s thesis, UFJF, Juiz de Fora.
Meiklejohn, S., Pomarole, M., Jordan, G., Levchenko, K., McCoy, D., Voelker, G. M., and Savage, S. (2013). A fistful of bitcoins: characterizing payments among men with no names.
Nakamoto, S. (2008). Bitcoin: A peer-to-peer electronic cash system.
Narayanan, A., Bonneau, J., Felten, E., Miller, A., and Goldfeder, S. (2016). Bitcoin and cryptocurrency technologies. https://class.coursera.org/bitcointech-001/wiki/readings.
Reid, F. and Harrigan, M. (2013). An analysis of anonymity in the Bitcoin system. Springer.
Ron, D. and Shamir, A. (2013). Quantitative analysis of the full bitcoin transaction graph.
Spagnuolo, M. (2013). Bitiodine: extracting intelligence from the bitcoin network. Politecnico di Milano.