Diminuindo a desigualdade no acesso à Internet entre estudantes alfabetizados até a entrada na Universidade

  • Juliao Braga UPM
  • Ana Leda Moraes UNIFESP
  • Jéferson Nobre UFRGS
  • Marcelo Santos IF Sertão-PE

Resumo


Este trabalho descreve um projeto que visa diminuir a desigualdade de oportunidades no acesso à Internet no Brasil podendo ser aproveitado para atender objetivo semelhante em outros países. Estudantes do ensino básico, residentes em comunidades periféricas ou em localidades remotas e participantes de escolas públicas rurais, entre outras, têm dificuldades no acesso à Internet. Com isto deixam de participar do maior repositório de conhecimento do mundo, perdendo grandes oportunidades de crescimento pessoal na construção serena de um futuro de sua escolha.

Referências

Aboba, B., Blunk, L., Vollbrecht, J., Carlson, J., and Levkowetz, H. (June 2004). Extensible Authentication Protocol (EAP). Technical report, RFC Editor. DOI: 10.17487/RFC3932.

Adrangi, F., Lior, A., Korhonen, J., and Loughney, J. (January 2006). Chargeable User Identity. Technical report, RFC Editor. DOI: 10.17487/RFC4372.

Alvestrand, H. (October 2004). The IESG and RFC Editor Documents: Procedures. Technical report, RFC Editor. DOI: 10.17487/RFC3748.

DeKok, A. (May 2015). The Network Access Identifier. Technical report, RFC Editor. DOI: 10.17487/RFC7542.

Dierks, T. and Rescorla, E. (August 2008). The Transport Layer Security (TLS) Protocol Version 1.2. Technical report, RFC Editor. DOI: 10.17487/RFC5246.

Eronen, P. and Tschofenig, H. (December 2005). Pre-Shared Key Ciphersuites for Transport Layer Security (TLS). Technical report, RFC Editor. DOI: 10.17487/RFC4279.

Hassell, J. (2002). RADIUS: securing public access to private resources. " O’Reilly Media, Inc.".

IEEE (2010). IEEE Standard for Local and metropolitan area networks - Port-Based Network Access Control. Technical report, IEEE. DOI 10.1109/ieeestd.2010.5409813, http://ieeexplore.ieee.org/servlet/opac?punumber=5409757.

INEP-MEC. Censo Escolar. http://portal.inep.gov.br/censo-escolar. Accessed: 2020-09-09.

Presidencia da Republica, Brasil (1996). Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

Rigney, C., Willens, S., Rubens, A., and Simpson, W. (2000). Remote Authentication Dial In User Service (RADIUS). Technical report, RFC Editor. DOI: 10.17487/RFC2865.

Rivoir Cabrera, A. (2009). Innovación para la inclusión digital. El Plan Ceibal en Uruguay. Mediaciones sociales, (4):299–328.

Stanley, D., Walker, J., and Aboba, B. (March 2005). Extensible Authentication Protocol (EAP) Method Requirements for Wireless LANs. Technical report, RFC Editor. DOI: 10.17487/RFC4017.

Van der Walt, D. (2011). FreeRADIUS Beginner’s Guide. Packt Publishing Ltd.

Van Dijk, J. A. (2006). Digital divide research, achievements and shortcomings. Poetics, 34(4-5):221–235.

Wierenga, K.,Winter, S., andWolniewicz, T. (September 2015). The eduroam Architecture for Network Roaming. Technical report, RFC Editor. DOI: 10.17487/RFC7593.

Winter, S. and McCauley, M. (October 2015). Dynamic Peer Discovery for RADIUS/TLS and RADIUS/DTLS Based on the Network Access Identifier (NAI). Technical report, RFC Editor. DOI: 10.17487/RFC7585.

Winter, S., McCauley, M., Venaas, S., and Wierenga, K. (May 2012). Transport Layer Security (TLS) Encryption for RADIUS. Technical report, RFC Editor. DOI: 10.17487/RFC6414.

Zhou, H., Cam-Winget, N., Salowey, J., and Hanna, S. (May 2014). Tunnel Extensible Authentication Protocol (TEAP) Version 1. Technical report, RFC Editor. DOI: 10.17487/RFC7170.
Publicado
23/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
BRAGA, Juliao; MORAES, Ana Leda; NOBRE, Jéferson; SANTOS, Marcelo. Diminuindo a desigualdade no acesso à Internet entre estudantes alfabetizados até a entrada na Universidade. In: WORKSHOP PRÉ-IETF (WPIETF), 7. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 57-70. ISSN 2595-6388. DOI: https://doi.org/10.5753/wpietf.2020.13796.