Reconf_KMT, Uma Ferramenta Reconfigurável para a Simulação de Microprocessadores

  • Talles Henrique de Medeiros PUC Minas
  • Carlos Augusto P. S. Martins PUC Minas

Resumo


Neste trabalho apresenta-se uma ferramenta de simulação reconfigurável de microprocessadores com o objetivo principal de ser uma ferramenta para auxílio ao ensino de arquitetura de processadores em cursos de Ciência da Computação e afins. Este simulador apresenta o conceito de reconfigurabilidade como grande vantagem para o desenvolvimento de um simulador para uma arquitetura de processador sem a necessidade de sua programação por completo. O simulador é totalmente implementado em Java permitindo sua utilização em diversas plataformas hardware/software. O simulador reconfigurável é o grande resultado deste trabalho sendo o mesmo validado através da comparação da simulação com um outro simulado de funcionamento reconhecidamente comprovado.

Referências

Dwight, S., Glasco, D., Flynn M., "Abssv2.0: A Sparc Simulator", Technical Report - Stanford University, April 1998.

Anceau, François, "Past, Present And Future Of Microprocessor", IX IFIP - International Conference On Very Large Scale Integration, Gramado - RS - Brasil, 26-29 de Agosto, 1997.

Antonakos, J. L., "The Pentium Microprocessor ", Prentice Hall, 1997.

Arnold, Ken E Gosling, Jones, "Programando em Java", Makron Books, 1997.

Hennessy, John L. and Patterson, David A., "Computer Architecture A Quantitative Approach", Morgan Kaufmann, 1996.

Mangan, M. A. S., Vargas, P.K., Azzolin, D., "Técnicas Para Desenvolvimento De Aplicações Orientadas A Objetos Utilizando Linguagem Java", III Simpósio Brasileiro De Linguagens De Programação, Porto Alegre - RS, 1999.

Medeiros, Talles H., Corrêa, João B. T., Martins, Carlos Augusto P. S., "Projeto e Desenvolvimento de um Software de Simulação de um ASIP no nível ISA", Anais WSCAD 2001 págs. 146-149, Pirenópolis-GO-Brasil, Setembro 2001.

Medeiros, Talles H., Martins, Carlos A. P. S., "Proposta e implementação de um simulador reconfigurável de microprocessadores", Projeto PROBIC P2001/112, LSDC PUC Minas, Belo Horizonte-MG-Brasil.

Soares, Luiz Fernando G., "Modelagem e Simulação Discreta de Sistemas", Editora Campus, 1992.

Tabak, Daniel, "Advanced Microprocessor", McGraw - Hill, 1995.

Tabak, Daniel, "Advanced Microprocessor", McGraw - Hill, 1995.

Tanenbaum, Andrew S., "Structured Computer Organization", Prentice - Hall, 1999.

Tocci, Ronald J., Sistemas Digitais, Princípios e Aplicações'', Prentice - Hall do Brasil, 1994.

Yourdon, E., Argila, Carl, "Análise a Projeto Orientados a Objetos'', Makron Books, 1999.

CPU Info Center: http://bwrc.eecs.berkeley.edu/CIC
Publicado
28/10/2002
Como Citar

Selecione um Formato
MEDEIROS, Talles Henrique de; MARTINS, Carlos Augusto P. S.. Reconf_KMT, Uma Ferramenta Reconfigurável para a Simulação de Microprocessadores. In: SIMPÓSIO EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS DE ALTO DESEMPENHO (SSCAD), 3. , 2002, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2002 . p. 32-38. DOI: https://doi.org/10.5753/wscad.2002.20758.