Modelo de Recuperação Arquitetural QoE-QoS Híbrido para Bases de Dados Distribuídas Gerenciado por Middleware

  • Ramon Hugo de Souza UFSC
  • Mario Antonio Ribeiro Dantas UFSC

Resumo


O conceito de qualidade de experiência (QoE) não é uma novidade per se, mas sua definição em termos de métricas mapeáveis para qualidade de serviço (QoS), e em especial tal abordagem aplicada ao contexto de bases de dados distribuídas (BDDs), é um novo conceito. Novos trabalhos formalizando QoE como completude de QoS permitem se lidar com decisões diretamente relacionadas a correção de desempenho em nível de sistema, não mais considerando-se o conceito abstrato de QoE, usualmente ligado a satisfação de usuário com base em avaliações tácitas. Esta pesquisa tem como objetivo a demonstração do ganho temporal que pode ser obtido em considerações de replicação com gerenciamento via a abordagem de um middleware.

Referências

Caruana, A. (2002). Service loyalty: The effects of service quality and the mediating role of customer satisfaction. European Journal of Marketing, 36(7/8):811–828.

de Souza, R. H. and Dantas, M. A. R. (2015). Mapping QoE through QoS in an approach to DDB architectures: Research analysis and conceptualization. ACM Computing Surveys (CSUR), 48(2).

de Souza, R. H. and Dantas, M. A. R. (2017). An Architectural Recovering Model for Distributed Databases Focused on Resources Availability. Submitted to Distributed and Parallel Databases (DAPD).

de Souza, R. H., Flores, P. A., Dantas, M. A. R., and Siqueira, F. (2016). Architectural recovering model for distributed databases: A reliability, availability and serviceability approach. In 2016 IEEE Symposium on Computers and Communication (ISCC), pages 575–580, Messina, Italy.

Gronroos, C. (1984). A service quality model and its market implications. European Journal of Marketing, 18(4):36–44.

ISO9241-210 (2010). Iso 9241-210:2010 human-centred design processes for interactive systems. Available at http://www.iso.org/iso/cataloguedetail.htm?csnumber=21197.

Lewis, R. C. and Booms, B. H. (1983). The marketing aspects of service quality. In Berry, L. L., Shostack, G., and Upah, G., editors, Emerging Perspectives in Service Marketing, pages 99–107, Chicago, IL. USA. American Marketing Association.

Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., and Bery, L. L. (1985). A conceptual model of service quality and its implication for future research. Journal of Marketing, 49:41–50.

Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., and Bery, L. L. (1988). Servqual: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, 64(1):12–40.

Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., and Bery, L. L. (1994). Alternative scales for measuring service quality: a comparative assessment based on psychometric and diagnostic criteria. Journal of Retailing, 70(3):201–30.

Shenker, S., Partridge, C., and Guerin, R. (1997). Rfc 2212: Specication of guaranteed quality of service. Technical report, Internet Engineering Task Force (IETF).

Siewiorek, D. P. and Swarz, R. S. (1998). Reliable computer systems: design and evaluation. Natick, Mass. : A K Peters, 3th edition. p. 508.

ur Rehman Laghari, K., Crespi, N., Molina, B., and Palau, C. (2011). Qoe aware service In Advanced Information Networking and Apdelivery in distributed environment. plications (AINA), 2011 IEEE Workshops of International Conference on, pages 837 – 842. Available at http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=5763609.

Wolter, K. and van Moorsel, A. (2001). The relationship between quality of service and business metrics: Monitoring, notication and optimization. Technical Report 96, HP Laboratories Technical Report.
Publicado
17/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
DE SOUZA, Ramon Hugo; ANTONIO RIBEIRO DANTAS, Mario. Modelo de Recuperação Arquitetural QoE-QoS Híbrido para Bases de Dados Distribuídas Gerenciado por Middleware. In: SIMPÓSIO EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS DE ALTO DESEMPENHO (SSCAD), 18. , 2017, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 184-195. DOI: https://doi.org/10.5753/wscad.2017.249.