Análise de tolerância a falhas no protocolo SNMP

  • André Peres UFRGS
  • Ingrid Jansch-Pôrto UFRGS

Resumo


Este artigo apresenta as principais conclusões da análise do protocolo de comunicação SNMP - Simple Network Management Protocol, em suas características de funcionamento frente à tolerância a falhas e ao seu uso em sistemas de tempo real. Sistemas de computação tempo real caracterizam-se por apresentar limites de tempo determinados para a realização das tarefas, sendo estes limites impostos pelo ambiente a ser controlado. É importante ressaltar que neste tipo de sistema, em geral a função de controle se revela como um aspecto crítico. O SNMP é um protocolo de gerência de redes que se caracteriza por possuir nodos gerentes, responsáveis por coletar e analisar informações dos elementos que formam a rede, e nodos agentes, caracterizados como um conjunto de variáveis que representam o estado atual no nodo. Quando o gerente requisita informações aos nodos, realiza sua monitoração; ao alterar estes valores, exerce controle sobre o nodo. A possibilidade de utilização do protocolo SNMP em aplicações de tempo real com características de tolerância a falhas depende de parâmetros funcionais do mesmo. Este trabalho analisa as características necessárias para a utilização do SNMP neste tipo de sistema a partir de informações teóricas.

Referências

Birman, Kenneth P. Building Secure and Reliable Network. Applications. Manning Publications Co. Greenwich, CT, 1996.

Denardin, Fernanda Kruel. Software tolerante a falhas para aplicações tempo real. Dissertação (mestrado) CPGCC-UFRGS, 1997.

Peres, André. Análise de tolerância a falhas no protocolo SNMP. Trabalho Individual CPGCC-UFRGS, 1997.

Rose, Marshall T. The Simple Book - An Introduction to Networking Management. Revised Second Edition, Englewood Cliffs: Prentice-Hall, Inc. Upper Saddle River, NJ. 1996.

Harrington, David. The Evolution of Architectural Concepts in the SNMPv3 Working Group. The Simple Times - The Quarterly Newsletter of SNMP Technology, Comment, and Events. Volume 5, N.1 Dezembro, 1997. Disponível por www em http://www.simple-times.org.
Publicado
14/05/1998
Como Citar

Selecione um Formato
PERES, André; JANSCH-PÔRTO, Ingrid. Análise de tolerância a falhas no protocolo SNMP. In: WORKSHOP DE TESTES E TOLERÂNCIA A FALHAS (WTF), 1. , 1998, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 1998 . p. 24-30. ISSN 2595-2684. DOI: https://doi.org/10.5753/wtf.1998.23490.