Sistema de Controle de Trens - Desenvolvimento de uma Aplicação Simulada para Tolerância a Falhas

  • Marcelo André Minghelli UFRGS
  • Fernanda Kruel Denardin UFRGS
  • Ingrid Jansch-Pôrto UFRGS

Resumo


Este artigo apresenta um tópico experimental em desenvolvimento no projeto de “sistemas distribuídos de alta confiabilidade para aplicações críticas”. O aspecto abordado constitui-se em um enfoque preliminar da aplicação que será utilizada para testes das técnicas e ferramentas estudadas e desenvolvidas no decorrer do projeto. Como aplicação básica optou-se por trabalhar com um sistema de controle de trens, que na vida prática enquadra-se na classe de aplicações críticas, atuando no transporte de pessoas ou cargas, onde qualquer tipo de perda ou acidente é totalmente indesejável. Será apresentado como o sistema foi projetado e desenvolvido até o presente momento e o estado atual de desenvolvimento da simulação deste.

Referências

COPSTEIN, Bernardo. SIMOO: Plataforma Orientada a Objetos para Simulação Discreta Multi-Paradigma. Tese de Doutorado. Porto Alegre: CPGCC da UFRGS, 1997.

QUADROS, Elbson; RUBIRA, Cecília. Uma experiência prática em programação orientada a objetos, distribuída e confiável. In: Simpósio de Computadores Tolerantes a Falhas, 7. Anais. Campina Grande: SBC, 1997.

JANSCH-PÔRTO, Ingrid; WEBER, Taisy: WEBER, Raul. SisDAC – Sistemas Distribuidos de Alta Confiabilidade para aplicações críticas. Projeto submetido e aprovado pelo programa RHAE/CNPq. Em execução desde 1997.
Publicado
14/05/1998
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MINGHELLI, Marcelo André; DENARDIN, Fernanda Kruel; JANSCH-PÔRTO, Ingrid. Sistema de Controle de Trens - Desenvolvimento de uma Aplicação Simulada para Tolerância a Falhas. In: WORKSHOP DE TESTES E TOLERÂNCIA A FALHAS (WTF), 1. , 1998, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 1998 . p. 80-84. ISSN 2595-2684. DOI: https://doi.org/10.5753/wtf.1998.23499.