Introdução ao Ambiente Universitário na Computação: Uma Disciplina para o Acolhimento dos Estudantes no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2451

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Ensino Superior, Acolhimento ao Calouro, Ciência da Computação

Resumo

O primeiro ano de um curso de graduação é um desafio para muitos calouros e calouras que ingressam na Universidade de Brasília. Este desafio não é apenas local, mas também está em diferentes universidades brasileiras e mundiais. A dificuldade no primeiro ano do curso leva, muitas vezes, os estudantes a desistirem dos seus cursos. Neste contexto, este artigo apresenta um relato de experiência da Disciplina "Introdução ao Ambiente Universitário na Computação" criada a partir do Programa de Acolhimento d@s Calour@s do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília com o objetivo de recepcionar, de uma maneira mais amigável, os estudantes novos no curso. A disciplina foi ministrada pela primeira vez no primeiro semestre de 2021, e a sua metodologia, assim como também as lições aprendidas, são apresentadas neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, F., Hayashi, V., & Arakaki, R. (2021). A revolução intangível no ensino da computação. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1077–1086). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/sbie.2021.218480 [GS Search]

Andrade, L., Silva, R. F., & Silva, R. (2011, maio 07). Sistema de cotas no ensino superior uma analise sobre ingresso e evasão. Revista de Educação e Políticas em Debate, 19(02), 955-969. doi: 10.5753/RBIE.2011.19.02.03 [GS Search]

Bordin, A., Finger, A., Gindri, L., & de Mello, A. (2020). Tutoria das gurias: Uma ação de acompanhamento de alunas ingressantes em cursos de computação. In Anais do XIV women in information technology (pp. 129–138). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wit.2020.11283 [GS Search]

Borges, A., Sousa, F., Holanda, M., Araujo, A., Koike, C., & Oliveira, R. (2021). Participação feminina na empresa júnior de computação - CJr da Universidade de Brasília. In Anais do xv women in information technology (pp. 161–169). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wit.2021.15852 [GS Search]

Brasil (2012, 8). Lei No 12.711. Retrieved from [Link]

Carvalho, L., Santos, A., Nakamura, F., & Oliveira, E. (2019). Detecção precoce de evasão em cursos de graduação presencial em computação: um estudo preliminar. In Anais do xxvii workshop sobre educação em computação (pp. 233–243). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wei.2019.6632 [GS Search]

CPA/UnB (2019). Relatório de perfil dos estudantes do departamento de ciência da com- putação (CIC). Retrieved from [Link]

de Oliveira Saraiva, J. (2019). A evasão no curso de licenciatura em computação na Univer- sidade Federal Rural da Amazônia campus Capitão Poço - PA [Trabalho de Conclusão de Curso]. Amazonas, Brasil. Retrieved from [Link]

de Sousa Pires, F. G. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior [Dissertação de Mestrado]. Amazonas, Brasil. Retrieved from [Link]

Giannakos, M., Pappas, I., Jaccheri, L., & Sampson, D. (2017). Understanding student retention in computer science education: The role of environment, gains, barriers and usefulness. Edu- cation and Information Technologies, 55(3), 2365–2382. doi: 10.5753/RBIE.2011.19.02.03 [GS Search]

Giordano, J. M. M. (2017). A pipoca que não virou piruá: um estudo sobre alunos ingressantes e sua integração no ensino superior [Dissertação de Mestrado]. São Paulo, Brasil. Retrieved from [Link]

Holanda, M., Castanho, C., Bandeira, I., & Silva, D. (2022). Relato de experiência da monitoria da disciplina primeira linguagem de programação do departamento de ciência da computação da universidade de brasília. In Anais do xxx workshop sobre educação em computação (pp. 13–25). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wei.2022.223072 [GS Search]

Holanda, M., de Araújo, A. P., Walter, M. E., & de Oliveira, C. A. (2016). Meninas.comp: Um relato da experiência de integração entre o ensino médio e a Universidade de Brasília. In Anais do x women in information technology (pp. 78–82). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wit.2016.9706 [GS Search]

Holanda, M., Mandelli, M., Ishikawa, E., & Silva, D. D. (2021). Um relato de experiência do acolhimento d@s calour@s do departamento de ciência da computação da Universidade de Brasília. In Anais do xxix workshop sobre educação em computação (pp. 151–160). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wei.2021.15906 [GS Search]

Holanda, M., Ramos, G., Mourão, R., Araujo, A., & Walter, M. E. (2017). Percepção das meninas do ensino médio sobre o curso de computação no Distrito Federal do Brasil. In Congreso de la mujer latinoamericana en computación (LAWCC-CLEI), Cordoba – Argentina (pp. 1–7). Porto Alegre, RS, Brasil: CLEI. [GS Search]

IEDE (2022). Iede - interdisciplinaridade e evidências no debate educacional. Retrieved from [Link]

Iglesias-Pradas, S., Ángel Hernández-García, Chaparro-Peláez, J., & Prieto, J. L. (2021). Emergency remote teaching and students’ academic performance in higher education during the covid-19 pandemic: A case study. Computers in Human Behavior, 119, 106713. doi: 10.1016/j.chb.2021.106713 [GSSearch]

Jesus, C., Santana, B., & Bittencourt, R. (2019). Oficinas de aprendizagem de programação com scratch e python em um curso de engenharia de computação. In Anais do xxvii workshop sobre educação em computação (pp. 31–40). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wei.2019.6614 [GS Search]

Kitchenham, B., & Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature revi- ews in software engineering, version 2.3 ebse-2007-01 (Tech. Rep.). Keele University. [Link]

Maciel, C., & Bim, S. A. (2016). Programa meninas digitais–ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio. In Anais do computer on the beach (pp. 327–336). Santa Catarina, Brasil: SBC. [GS Search]

Marques, L. T., Marques, B. T., Rocha, R. S., Chaves, L., de Castro, A. F., Queiroz, P. G. G., et al. (2020). Evasão acadêmica e suas causas em cursos de bacharelado em ciência da computação: Um estudo de caso na UFERSA. In Anais do xxxi simpósio brasileiro de informática na educação (pp. 1042–1051). Natal, Brasil: SBC. [GS Search]

Mendonça, E., Carvalho, L., Santos, A. L., Oliveira, E., Oliveira, D., & Pereira, F. (2021). Vivência acadêmica e desempenho acadêmico de ingressantes em cursos de computação. In Anais do xxix workshop sobre educação em computação (pp. 458–467). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wei.2021.15937 [GS Search]

Mochetti, K., Salgado, L., Zerbinato, A., Souza, B., & Avelino, M. (2016). Ciência da computação tambémé coisa de menina! In Anais do X Women in Information Technology( pp.11–15). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wit.2016.9691 [GS Scholar]

OECD (2022). Pisa - programme for international student assessment. results from pisa 2018. Retrieved from [Link]

Oliveira, M., Rodrigues, L., & Queiroga, A. (2016). Material didático lúdico: uso da ferramenta scratch para auxílio no aprendizado de lógica da programação. In Anais do xxii workshop de informática na escola (pp. 359–368). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/cbie.wie.2016.359 [GS Scholar]

Oliveira, S. S. (2022). O acesso ao direito à educação: a trajetória das políticas de cotas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte [Trabalho de Conclusão de Curso]. Rio Grande do Norte, Brasil. Retrieved from [Link]

Paula, G. B. d., Nonato, B. F., & Nogueira, C. M. M. (2022, Jan.). Affirmative actions and horizontal stratification: comparison between bonus and quotas law at the UFMG. SciELO Preprints. doi: 10.1590/SciELOPreprints.3488 [GS Search]

Paz, F., & Cox, K. (2018). Aplicação do robocode como instrumento para a recepção de calouros e ensino de programação de computadores. In Anais do xviii escola regional de computação bahia, alagoas e sergipe (pp. 447–456). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. Retrieved from [Link] [GS Search]

Pinto, D., Chagas, E., Costa, G., Nunes, K., Anchieta, R., Rocha, S., . . . Rivero, L. (2020). De veteranos para os novatos: Avaliação das atividades de recepção aos calouros organizado pelo grupo petcomp. In Anais do xxviii workshop sobre educação em computação (pp. 61– 65). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wei.2020.11130 [GS Search]

Prickett, T., Walters, J., Yang, L., Harvey, M., & Crick, T. (2020). Resilience and effective learning in first-year undergraduate computer science. In Proceedings of the 2020 acm conference on innovation and technology in computer science education (p. 19–25). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. doi: 10.1145/3341525.3387372 [GS Search]

Raiol, A., Sarges, J., Souza, A., Silva, S., & Bezerra, F. (2015). Resgatando a lingua- gem de programação logo: Uma experiência com calouros no ensino superior. In Anais do xxiii workshop sobre educação em computação (pp. 100–109). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wei.2015.10226 [GS Search]

Ramos, V. R. G., Bordalo, C. A., & Pereira, M. M. T. (2021, 1). O perfil socioeconômico dos estudantes do cefet/rj antes e depois do sistema de cotas raciais e sociais. Perspectiva So- ciológica: A Revista de Professores de Sociologia, 1(27), 86–103. doi: 10.33025/rps.v0i27 [GS Search]

Rocha, M., Branco, K. C., Oliveira, A. L., Oliveira, L., Fiori, M. V., Rabelo, J., & Marques, A. B. (2021). Uma análise sobre a importância de um projeto com ações direcionadas ao acolhimento de ingressantes de cursos de computação: Um estudo qualitativo. In Anais do xv women in information technology (pp. 210–219). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wit.2021.15857 [GS Search]

Silva, T., e Silva, G. B., & Henriques, M. T. (2021). Mentoria em programação: aprendendo ao ensinar e ensinando ao aprender. In Anais do xv women in information technology (pp. 310–314). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wit.2021.15872 [GS Search]

Siqueira, T. (2020). Elas: introdução à engenharia da computação e além. In Anais do xiv women in information technology (pp. 20–29). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wit.2020.11272 [GS Search]

Stephenson, C., Miller, A. D., Alvarado, C., Barker, L., Barr, V., Camp, T., . . . Zweben, S. (2018). Retention in computer science undergraduate programs in the u.s.: Data challenges and promising interventions. New York, NY, USA: ACM. [GS Search]

Vasconcelos, V., & Andrade, E. (2018). Análise da evasão de alunos na licenciatura em computação. In Anais do xxvi workshop sobre educação em computação. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wei.2018.3482 [GSSearch]

Vesikivi, P., Lakkala, M., Holvikivi, J., & Muukkonen, H. (2020). The impact of project-based learning curriculum on first-year retention, study experiences, and knowledge work competence. Research Papers in Education, 35(1), 64-81. doi: 10.5753/RBIE.2011.19.02.03 [GS Search]

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

HOLANDA, M.; MANDELLI, M.; ISHIKAWA, E.; DA SILVA, D. Introdução ao Ambiente Universitário na Computação: Uma Disciplina para o Acolhimento dos Estudantes no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 30, p. 494–518, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2451. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2451. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Premiados :: WEI

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)