Mapeamento Sistemático do Ensino Introdutório de Programação nos Ensinos Técnico e Superior no Brasil

Autores

  • Rafael Peixoto de Moraes Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Valéria Franklin da Costa Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Ricardo E. P. Scholz Acadêmico Independente, Recife, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2611

Palavras-chave:

Introdução à Programação, Mapeamento Sistemático, Informática na Educação, Ensino-aprendizagem

Resumo

Os desafios no ensino de programação para iniciantes afetam professores e alunos. Índices de evasão e reprovação acima de 30%, barreiras de escalabilidade, dificuldades na personalização do ensino, entre outros, motivaram inúmeros estudos sobre disciplinas introdutórias de programação ao longo dos anos. O objetivo deste artigo é promover uma melhor compreensão dos desafios de ensino-aprendizagem nas disciplinas introdutórias de programação nos níveis técnico e superior, por meio de um mapeamento sistemático da literatura entre 2016 e 2020, tendo como recorte artigos publicados em eventos e revistas nacionais. Como resultado, identificou-se que mais de 80% das publicações são originadas de instituições públicas, especialmente das regiões Nordeste e Sul, e que houve um aumento expressivo das propostas voltadas ao ensino híbrido e EAD. Constatou-se uma predominância em propostas que visam aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes. Por outro lado, estudos com foco em estudantes egressos, na baixa representatividade feminina ou em diferenças de gênero, classe social ou raça ainda são escassos. Em relação aos professores, a predominância de estudos foi na produção e aperfeiçoamento de ferramentas de avaliação automatizadas. No entanto, essas ferramentas ainda encontram problemas quanto à sua distribuição e adoção em escala.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-11-10

Como Citar

MORAES, R. P. de; COSTA, V. F. da; SCHOLZ, R. E. P. Mapeamento Sistemático do Ensino Introdutório de Programação nos Ensinos Técnico e Superior no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 30, p. 628–647, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2611. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2611. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos