Ensino e Aprendizagem de Introdução à Programação no Ensino Superior Brasileiro: Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
Disciplinas de introdução à programação fazem parte de currículos de vários cursos de graduação, particularmente nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, provendo habilidades importantes para a formação dos alunos. Entretanto, as taxas de evasão e retenção destas disciplinas ainda são altas, apesar dos avanços em métodos e ferramentas. O objetivo deste artigo é prover um melhor entendimento dos desafios de ensino e aprendizagem nas disciplinas de introdução à programação em nível universitário por meio de uma revisão sistemática da literatura brasileira entre 2010 e 2016. Os resultados indicam direções para o desenvolvimento de abordagens de ensino e estratégias de aprendizagem mais eficazes, considerando as competências necessárias.
Referências
Kitchenham, B., Charters, S. (2007) “Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering”, Keele, UK.
Medeiros, R. (2019) “Hello, world: uma análise sobre dificuldades no ensino e aprendizagem de introdução à programação nas universidades”. Tese de doutorado - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Medeiros, R., Ramalho, G. and Falcão, T. (2018) “Systematic Literature Review on Teaching and Learning Introductory Programming in Higher Education”. IEEE Transaction on Education, Volume 62, Issue 2, May 2019.
OCDE. (2003). PISA 2003: First Results from Pisa 2003 - Executive Summary. Disponível em: https://bit.ly/2Sccgzz
Petticrew, M, Roberts, H. (2008) Systematic Reviews in the social sciences: a practical guide. Hoboken, NJ, USA: Blackwell Publishing.