Ensino e Aprendizagem de Introdução à Programação no Ensino Superior Brasileiro: Revisão Sistemática da Literatura

  • Rodrigo Pessoa Medeiros Universidade Federal de Pernambuco - UFPE http://orcid.org/0000-0002-2853-6865
  • Taciana Pontual Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Geber Lisboa Ramalho Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo


Disciplinas de introdução à programação fazem parte de currículos de vários cursos de graduação, particularmente nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, provendo habilidades importantes para a formação dos alunos. Entretanto, as taxas de evasão e retenção destas disciplinas ainda são altas, apesar dos avanços em métodos e ferramentas. O objetivo deste artigo é prover um melhor entendimento dos desafios de ensino e aprendizagem nas disciplinas de introdução à programação em nível universitário por meio de uma revisão sistemática da literatura brasileira entre 2010 e 2016. Os resultados indicam direções para o desenvolvimento de abordagens de ensino e estratégias de aprendizagem mais eficazes, considerando as competências necessárias.

Palavras-chave: introdução à programação, educação em computação, revisão sistemática da literatura, STEM

Referências

Bennedsen, J., Caspersen, M.E.. (2019). Failure rates in introductory programming: 12 years later. ACM Inroads 10, 2 (April 2019), 30-36.

Kitchenham, B., Charters, S. (2007) “Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering”, Keele, UK.

Medeiros, R. (2019) “Hello, world: uma análise sobre dificuldades no ensino e aprendizagem de introdução à programação nas universidades”. Tese de doutorado - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.

Medeiros, R., Ramalho, G. and Falcão, T. (2018) “Systematic Literature Review on Teaching and Learning Introductory Programming in Higher Education”. IEEE Transaction on Education, Volume 62, Issue 2, May 2019.

OCDE. (2003). PISA 2003: First Results from Pisa 2003 - Executive Summary. Disponível em: https://bit.ly/2Sccgzz

Petticrew, M, Roberts, H. (2008) Systematic Reviews in the social sciences: a practical guide. Hoboken, NJ, USA: Blackwell Publishing.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MEDEIROS, Rodrigo Pessoa; FALCÃO, Taciana Pontual; RAMALHO, Geber Lisboa. Ensino e Aprendizagem de Introdução à Programação no Ensino Superior Brasileiro: Revisão Sistemática da Literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 186-190. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11155.