Como o uso de aplicativos móveis educacionais impacta o cotidiano de crianças autistas? Uma avaliação por meio de diários de usuário

Autores

  • Karina da Silva Castelo Branco Universidade Federal do Ceará
  • Valéria Maria da Silva Pinheiro Universidade Federal do Semi-Árido
  • Adriana Lopes Damian Universidade Federal do Amazonas
  • Anna Beatriz dos Santos Marques Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5753/RBIE.2021.29.0.1107

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Aplicativos educacionais, Diários de usuário

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser classificado como um tipo de transtorno global do desenvolvimento, caracterizado por prejuízos em diferentes áreas do desenvolvimento do indivíduo, como interação, socialização, concentração e principalmente na comunicação. Pesquisas relacionadas ao uso de tecnologias educacionais para o público autista no Brasil ganhou destaque após a publicação da Lei N° 12.674, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. A vasta gama de tecnologias disponíveis e a pouca quantidade de estudos empíricos, dificulta a identificação de aplicações úteis e alinhadas aos interesses de mães, pais e profissionais que lidam com crianças autistas. Por esta razão, decidiu-se investigar sobre o uso de aplicativos educacionais móveis na aprendizagem e nas atividades diárias de crianças autistas. Para explorar a experiência de uso dos aplicativos pelas crianças em seu cotidiano, foi conduzido um estudo com o uso de diários. Os participantes do estudo foram crianças autistas cujas mães participam de uma associação de mães do município de Jaguaruana no estado do Ceará. Os aplicativos utilizados promoveram boa experiência de uso, incluindo benefícios no aprendizado e desenvolvimento da comunicação. Esta pesquisa visa contribuir no contexto acadêmico e social, pois os resultados são relevantes tanto para pessoas que convivem com crianças autistas, como para profissionais da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, E., Pedreira, L. O., Gomes, V., & Sarinho, V. (2018). Avaliando Jogos Digitais Educativos para Indivíduos Portadores do Transtorno do Espectro Autista. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p. 1830). doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.1830 [GS Search]

American Psychiatric Association. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora. [GS Search]

Barbosa, M. W. (2017). Uma análise do uso de grounded theory em engenharia de software. Revista Produção Online, 17(1), 26-48. doi: 10.14488/1676-1901.v17i1.2326 [GS Search]

Brasil. (2012). Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: [link]

Campanário, I. S. (2008). Espelho, espelho meu: a psicanálise e o tratamento precoce do autismo e outras psicopatologias graves. Ágalma.

Egido, S. V., Andreetti, T. C., & dos Santos, L. M. (2018). Tecnologia educacional na sala de aula de matemática em uma turma com um aluno com TEA. Colóquio Luso-Brasileiro de Educação-COLBEDUCA, 3. [GS Search]

Farias, E. B., Silva, L. W., & Cunha, M. X. (2014). ABC AUTISMO: Um aplicativo móvel para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo baseado no Programa TEACCH. In Anais do X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (pp. 458-469). SBC. doi: 10.5753/sbsi.2014.6136 [GS Search]

Fernandes, Freire, A. P., Fortes, R. P. M. Automatic Accessibility Evaluation of Dynamic Web Pages Generated Through XSTL. International Cross-Disciplinary Workshop on Web Accessibility. ACM International Conference Proceeding Series; V 88, pp 81-84, USA, 2005. doi: 10.1145/1061811.1061826 [GS Search]

Ferreira, W., Cordeiro, R., Aguiar, Y. P. C., Saraiva, J., Tardif, C., & Galy, E. (2018). Panorama das Publicações Nacionais sobre Autismo, Educação e Tecnologia. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p. 913). doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.913 [GS Search]

Gadia, C. A., Tuchman, R., & Rotta, N. T. (2004). Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. Jornal de pediatria, 80(2), 83-94. doi: 10.1590/S0021-75572004000300011 [GS Search]

Gonçalves, M. (2011). Alunos com Perturbações do espectro do Autismo: utilização do sistema PECS para promover o desenvolvimento comunicativo. 2011. 222 f (Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) –Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, Instituto Politécnico, Lisboa). [GS Search]

Gonçalves, R., Pessoa, C., Passos, O. M., & de Amorim, R. (2019). Ferramentas Assistivas no Ensino e Aprendizagem de Crianças com Aspectro Autista: Um Mapeamento Sistemático. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 30, No. 1, p. 1291). doi: 10.5753/cbie.sbie.2019.1291 [GS Search]

Hyldegård, J. (2006). Collaborative information behaviour––exploring Kuhlthau’s Information Search Process model in a group-based educational setting. Information processing & management, 42(1), 276-298. doi:10.1016/j.ipm.2004.06.013 [GS Search]

Lazar, J., Feng, J. H., & Hochheiser, H. (2017). Research methods in human-computer interaction. Morgan Kaufmann. [GS Search]

Mello, A. (2007). Autismo: guia prático. São Paulo: AMA. [GS Search]

Moita, F., Henrique, L., Candido, V., & Medeiros, F. M. (2017). Design e desenvolvimento de um game assistivo para autistas. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 28, No. 1, p. 1057). doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.1057 [GS Search]

Muller, M. (2014). Curiosity, creativity, and surprise as analytic tools: Grounded theory method. In Ways of Knowing in HCI (pp. 25-48). Springer, New York, NY. [GS Search]

Oliveira Neto, A., Rufino, H., Nakamoto, P., Palis, R., & Beira, D. (2017). Cotidiano: um software para auxiliar crianças autistas em suas atividades diárias. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 28, No. 1, p. 404). doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.404 [GS Search]

Pantoja, J., Sousa, A., & de Araújo Júnior, R. M. (2018). Alfa autista: uma aplicação mobile para o auxílio na alfabetização do autista através de método fônico. Um estudo de caso na APAE-Marabá. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p. 1873). doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.1873 [GS Search]

Passerino, L. M. (2012). Comunicação alternativa, autismo e tecnologia: estudos de caso a partir do Scala. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador/BA: Editora da Universidade Federal da Bahia, 217-240. [GS Search]

Rodrigues, J., Abilhoa A. C. (2015) OTO: Um Aplicativo Android para Auxílio da Aprendizagem de Crianças Portadoras de Transtorno do Espectro Autista. Faculdade Guairacá. Guarapua. [GS Search]

Serra, D. (2010). Sobre a inclusão de alunos com autismo na escola regular. Quando o campo é quem escolhe a teoria. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n. 2, p.163-176, jul. 2010. [GS Search]

Silva, M. D., Soares, A. C. B. & Moura, I. C. (2019). Aplicação de Ferramentas Computacionais para o desenvolvimento do ensino de crianças com autismo: um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE, 27(3), 351-368. doi: 10.5753/RBIE.2019.27.03.351 [GS Search]

Silva Neto, O. P. D., Sousa, V. H. V., Batista, G. B., Santana, G. B. C. F., & Junior, O. B. M. J. (2013). G-TEA: Uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista, baseada na metodologia ABA. SBC–Proceedings of SBGames. [GS Search]

Sousa, F., Costa, E. & Castro, T. (2012). WorldTour: Software para Suporte no Ensino de Crianças Autistas. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Rio de Janeiro. [GS Search]

Sousa, T. A., Ferreira, V. D., & Marques, A. B. (2019). How do software technologies impact the daily of people with autism in Brazil: A survey. In Proceedings of the XV Brazilian Symposium on Information Systems (pp. 1-8). doi: 10.1145/3330204.3330274 [GS Search]

Strauss, A., Corbin, J. (2014). Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. 4th Edition. London: SAGE Publications. [GS Search]

Tenório, M. C. A., & Vasconcelos, N. A. L. M. (2014). Autismo: a tecnologia como ferramenta assistiva ao processo de ensino e aprendizagem de uma criança dentro do espectro. En Congresso Internacional de Educação e Inclusão. [GS Search]

Zaccarelli, L. M., & Godoy, A. S. (2010). Perspectivas do uso de diários nas pesquisas em organizações. Cadernos EBAPE. BR, 8(3), 550-563. [GS Search]

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-28

Como Citar

CASTELO BRANCO, K. da S.; PINHEIRO, V. M. da S.; DAMIAN, A. L.; MARQUES, A. B. dos S. Como o uso de aplicativos móveis educacionais impacta o cotidiano de crianças autistas? Uma avaliação por meio de diários de usuário. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 1107–1136, 2021. DOI: 10.5753/RBIE.2021.29.0.1107. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2907. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos