Criação de um guia para selecionar métodos de avaliação para tecnologias de software M-learning

Autores

  • Ana Iza de Sousa Alencar Universidade Federal do Ceará
  • Anna Beatriz dos Santos Marques Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0001-9214-3399

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.73

Palavras-chave:

M-learning, Métodos de avaliação, Qualidade de software de tecnologias educacionais

Resumo

M-learning é uma das principais ferramentas de aprendizagem no contexto educacional e se refere à mobilidade na aprendizagem, em qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer pessoa. Considerando que o M-learning é relativamente novo, é importante investigar métodos adequados de avaliação da qualidade. Assim, esta pesquisa, objetiva criar um guia para selecionar um método adequado para avaliar a qualidade de tecnologias M-learning. Neste artigo, apresenta-se a criação do guia proposto e um estudo de viabilidade. Ao realizar uma revisão bibliográfica, identificou-se métodos de avaliação, características, critérios e subcritérios de qualidade a serem considerados em uma aplicação M-learning. Cada método encontrado foi relacionado aos critérios de qualidade que avalia. O guia foi criado como uma tabela dinâmica em formato de planilha. Para avaliar a viabilidade do guia, um estudo de caso em duas turmas de Qualidade de Software foi conduzido. Os resultados mostram que mais de 80% dos participantes concordam que o guia é útil, fácil de usar e que pretendem utilizar o guia no futuro. Entretanto, foram observadas algumas dificuldades na utilização do guia, devido à falta ou pouca experiência com a ferramenta utilizada para a criação do guia. Como trabalho futuro, pretende-se desenvolver um software a fim de melhorar a facilidade de uso do guia e sua eficácia na sugestão de métodos de avaliação.

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Biografia do Autor

Ana Iza de Sousa Alencar, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Engenharia de Software

Anna Beatriz dos Santos Marques, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Informática

Professora Adjunta em Engenharia de Software do Campus de Russas

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-02-07

Como Citar

ALENCAR, A. I. de S.; MARQUES, A. B. dos S. Criação de um guia para selecionar métodos de avaliação para tecnologias de software M-learning. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 73–96, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.73. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2987. Acesso em: 2 maio. 2024.

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