SCRUMI: Um Jogo Virtual Sério de Tabuleiro para o Ensino do Framework SCRUM

  • Adler Souza Universidade Federal de Itajubá
  • Rodrigo Seabra Universidade Federal de Itajubá
  • Juliano Ribeiro Universidade Federal de Itajubá
  • Lucas Rodrigues Universidade Federal de Itajubá

Resumo


O uso de jogos sérios tem se apresentado como uma estratégia diferenciada para promover o ensino de conceitos e técnicas essenciais a variadas áreas do conhecimento. Visando contribuir para o processo de formação de estudantes de Gerência de Projetos de Software, esta pesquisa apresenta o desenvolvimento e a validação de um jogo sério de tabuleiro eletrônico, denominado SCRUMI, para o ensino de conceitos inerentes ao framework SCRUM. A avaliação do jogo proposto foi pautada segundo alguns critérios, tais como usabilidade, qualidade das questões e apresentação das atividades, aplicabilidade e motivação. Os principais resultados mostraram que o jogo se apresenta como uma boa alternativa a ser explorada em sala de aula.

Palavras-chave: Jogos Sérios, Gerência de Projetos, Framework SCRUM, SCRUMI

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Publicado
17/05/2017
SOUZA, Adler; SEABRA, Rodrigo; RIBEIRO, Juliano; RODRIGUES, Lucas. SCRUMI: Um Jogo Virtual Sério de Tabuleiro para o Ensino do Framework SCRUM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 13. , 2017, Lavras. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 520-526. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2017.6083.