Abordagem de redes por cliques: aplicação a redes de coautoria

  • Marcos Grilo Rosa Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Inacio de Sousa Fadigas Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria Teresinha Tamanini Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Hernane Borges de Barros Pereira SENAI Cimatec / Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo


Algumas redes sociais consistem em ligações entre grupos de atores mutuamente conectados que formam uma clique. A abordagem clássica com índices da Análise de Redes Sociais não leva em conta esta particularidade. Introduzimos novos índices de coesão baseados na abordagem por cliques, e ressignificamos o conceito de densidade da rede. Estes foram aplicados a duas redes de coautoria: uma formada por pesquisadores que publicam em periódicos de Educação Matemática e outra por pesquisadores de um Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional. Uma análise comparativa e contextualizada é feita para mostrar a aplicabilidade e a potencialidade dos índices, no tratamento de dados de redes sociais.

Palavras-chave: Rede de Cliques, Redes Sociais Acadêmicas, Redes de Coautoria

Referências

Katz, J. S. and Martin, B. R. (1997). What is research collaboration? Research Policy.

Maia, M. F. S. and Caretnato, S. L. (2008). Co-autoria como indicador de colaboração científica. Perspectivas em Ciência da Informação, 13(12):18–31.

Newman, M. E. J. (2001). The structure of scientific collaboration networks. PNAS, 98(2):404–409.
Publicado
17/07/2012
ROSA, Marcos Grilo; FADIGAS, Inacio de Sousa; ANDRADE, Maria Teresinha Tamanini; PEREIRA, Hernane Borges de Barros. Abordagem de redes por cliques: aplicação a redes de coautoria. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 188-191. ISSN 2595-6094.