Adoção do Celular como Meio de Comunicação no Público Infantil Brasileiro
Resumo
Este artigo traz resultados preliminares de estudo sobre uso do celular pelo público infantil brasileiro. O foco foram entrevistas a partir de uma amostra de 40 crianças na faixa de 8 a 14 anos frequentando escolas públicas e privadas do ABC paulista. Usando métodos quantitativos, foi desenvolvido instrumento para apurar as principais motivações de uso de celulares e quais as principais funcionalidades do aparelho que foram apontadas como preferenciais. Especial atenção foi dada ao acesso à internet pelo celular e a seu impacto em redes sociais. Resultados apontam que as crianças entrevistadas usam seus celulares como um meio de comunicação essencial, e isto pôde ser observado nas diferentes faixas etárias independentemente dos perfis de distinção social.
Referências
Lakatos, Eva Maria de Andrade; Marconi, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia científica.. São Paulo: Atlas. 2003.
Monteiro, S. C. F., Teixeira, T. C. C. C. Imagens e práticas pedagógicas no cotidiano das escolas: o celular nas classes de alfabetização. Rio de Janeiro: Teias. 2007.
Moura, M. A. e Mantovani, M. C. 2005. Fluxos informacionais e agregação just-in-time: interações mediadas pelo celular, Revista TEXTOS de la CiberSociedad. [link]. Acesso em 24 nov. 2010.
Rogers, E. M. Diffusion of Innovations. Free Press. 5.ed, New York. 2003.
Watts, D. J., Strogatz, S. H. Collective dynamics of small-world networks. Nature 393, 1998. p.440-442.