Adoção do Celular como Meio de Comunicação no Público Infantil Brasileiro

  • Ariana Moura da Silva Universidade Federal do ABC
  • Margarethe Born Steinberger-Elias Universidade Federal do ABC

Resumo


Este artigo traz resultados preliminares de estudo sobre uso do celular pelo público infantil brasileiro. O foco foram entrevistas a partir de uma amostra de 40 crianças na faixa de 8 a 14 anos frequentando escolas públicas e privadas do ABC paulista. Usando métodos quantitativos, foi desenvolvido instrumento para apurar as principais motivações de uso de celulares e quais as principais funcionalidades do aparelho que foram apontadas como preferenciais. Especial atenção foi dada ao acesso à internet pelo celular e a seu impacto em redes sociais. Resultados apontam que as crianças entrevistadas usam seus celulares como um meio de comunicação essencial, e isto pôde ser observado nas diferentes faixas etárias independentemente dos perfis de distinção social.

Palavras-chave: Uso de Celular, Meio de Comunicação, Público Infantil

Referências

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Publicado
17/07/2012
SILVA, Ariana Moura da; STEINBERGER-ELIAS, Margarethe Born. Adoção do Celular como Meio de Comunicação no Público Infantil Brasileiro. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 192-195. ISSN 2595-6094.