Linguagem Natural como Rede de Mundo Pequeno: analisando redes lexicais em um texto jornalístico extraído de um corpus de desastres naturais

  • Ariana Moura da Silva Universidade Federal do ABC
  • Margarethe Born Steinberger-Elias Universidade Federal do ABC

Resumo


Este trabalho inspira-se em Cancho e Solé (2001) sobre padrões de associação entre as palavras de uma língua a partir do conceito de redes de mundo pequeno (Watts e Strogatz, 1998). Calcular as conexões mais prováveis em âmbito tão amplo levou a este estudo exploratório baseado em um único texto em língua portuguesa, buscando verificar como se comportam associações léxico-semânticas em domínio limitado (mudanças climáticas). O objetivo é gerar medição objetiva do grau de similaridade semântica entre palavras que co-ocorrem em um texto, assumindo que elas podem ser tratadas como vértices de rede onde medidas de co-ocorrência e de distância entre nós sejam indicadores de similaridade, permitindo modelar redes lexicais.
Palavras-chave: Redes Lexicais, Texto Jornalístico, Língua Natural
Publicado
01/08/2012
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Ariana Moura da; STEINBERGER-ELIAS, Margarethe Born. Linguagem Natural como Rede de Mundo Pequeno: analisando redes lexicais em um texto jornalístico extraído de um corpus de desastres naturais. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . ISSN 2595-6094.