Análise do Fluxo de Informação e Interatividade nas Redes de Docência do Projeto Flor de Ceibo (Uy)

  • Ana Maria Casnati Universidad De La Republica
  • Claudia Ribeiro S. Lopes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Áurea Aécio O. Rodrigues Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Dante Galeffi Universidade Federal da Bahia
  • Hernane Borges de B. Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana / SENAI Cimatec

Resumo


A análise do fluxo da interatividade em redes de docência apresenta-se como algo importante uma vez que pode contribuir para a melhoria do processo educativo desde a perspectiva da praxi docente. A interação entre professores dirige-se à cooperação e colaboração de um agir docente e ao desenvolvimento de novas práticas. Este trabalho objetiva analisar o fenômeno da interatividade em educação nas redes de docentes do projeto universitário Flor de Ceibo da Universidad De La República do Uruguai, estruturadas em Mesas Territoriais que planificam, organizam e avaliam as atividades de cooperação e de colaboração, a partir da teoria das redes sociais.

Palavras-chave: Fluxo de Informação, Redes Sociais Acadêmicas, Interatividade

Referências

Machado, A. (1997). Pre-cinemas e pos cinemas. Campinas(SP) Papirus.

Primo, A. (2008) -Interacao mediada por computador 2° ed.Sulina, PA.

Rabaté, F. e Lauraire, R. (1985). Línteractivité saisie par Le discurs..Bulletin de líÍdate.Centro G Pompidou,N°20, julho, Paris.

Silva, M. (2010). Sala de aula interativa.Ed. Loyola, S.P.
Publicado
17/07/2012
CASNATI, Ana Maria; LOPES, Claudia Ribeiro S.; RODRIGUES, Ana Áurea Aécio O.; GALEFFI, Dante; PEREIRA, Hernane Borges de B.. Análise do Fluxo de Informação e Interatividade nas Redes de Docência do Projeto Flor de Ceibo (Uy). In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 204-207. ISSN 2595-6094.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)