Interatividade e Relações com o Saber: um olhar à luz da Análise de Redes Sociais

  • Ana Maria Casnati Universidad de La República
  • Claudia Ribeiro Santos Lopes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Dante Galeffi Universidade Federal da Bahia
  • Teresinha Fróes Burnham Universidade Federal da Bahia
  • Alba Vilela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Hernane Pereira Universidade do Estado da Bahia

Resumo


Este artigo objetiva estudar as redes sociais constituídas por professores e estudantes do projeto Flor de Ceibo (FDC) da Universidade de la Republica do Uruguai. O estudo foi desenvolvido a partir da teoria das redes sociais e complexas. Para análise foram gerados quatorze grupos (redes) que representam os territórios onde está sendo desenvolvido o FDC. As redes analisadas retratam a existência de colaboração entre professores e estudantes, resultando na interatividade ocorrida entre os atores de forma a contribuir para a difusão de informação e troca de saberes. Percebe-se que os professores não desempenham um papel central para o fluxo de interatividade sendo necessária a participação dos estudantes, e principalmente do estudante referente, para o alcance dos objetivos do FDC que considera importante a colaboração entre professores e estudantes e o uso da mediação telemática como espaços inter/transdisciplinares de formação, pesquisa, intervenção e reflexão.

Palavras-chave: Análise de Redes Sociais, Redes Educacionais, Redes Complexas

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Publicado
01/08/2015
CASNATI, Ana Maria; LOPES, Claudia Ribeiro Santos; GALEFFI, Dante; BURNHAM, Teresinha Fróes; VILELA, Alba; PEREIRA, Hernane. Interatividade e Relações com o Saber: um olhar à luz da Análise de Redes Sociais. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p.  . ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2015.6772.

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