Family Search Framework: uma arquitetura de identificação de oportunidades de colaboração para crianças no processo da busca

  • Sandra Regina Rocha Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Geraldo B. Xexéo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Moacir F. da Silva Junior Universidade Federal do Maranhão

Resumo


Tradicionalmente as máquinas de busca são projetadas para suportar um único usuário trabalhando sozinho. Contudo, a construção do conhecimento fica enriquecida ao se agregar colaboração as tarefas de busca. Propusemos uma arquitetura de identificação de oportunidades de colaboração para norteara construção de um sistema de busca colaborativa na web para crianças da faixa etária de 6 a 8 anos. A arquitetura foi norteada pelas dimensões dos5W+1H (who, what, where, when, why, how) e identificou 9 oportunidades de colaboração remota para o processo da busca. O modelo de busca social da arquitetura integra pais e filhos e visa melhorar o processo de busca para crianças.
Palavras-chave: Processo de Busca, Crianças, Motores de Busca
Publicado
01/08/2012
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Sandra Regina Rocha; XEXÉO, Geraldo B.; SILVA JUNIOR, Moacir F. da. Family Search Framework: uma arquitetura de identificação de oportunidades de colaboração para crianças no processo da busca. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . ISSN 2595-6094.