Método W-Entropia para medir a influência dos usuários brasileiros nas redes sociais

  • Li Weigang Universidade de Brasília
  • Deborah Mendes Universidade de Brasília
  • Zheng Jianya Universidade de Brasília

Resumo


A cada ano aumenta o número de brasileiros que possui acesso à web e uma grande parte deles utilizam as redes sociais. Cada rede social possui um parâmetro para classificar um indivíduo, por em cada medida é diferente e apresenta somente uma perspectiva, é necessário uma medida que mostre a influência absoluta entre todas as redes sociais. Este artigo utiliza o método Wentropiapara calcular a influência entre diversas redes sociais. Este método é definido baseado na teoria da informação e utiliza dados do Twitter, Facebooke busca do Google. A comparação com o método do Starcount mostra que oW-Entropia se apresenta mais apropriado em um estudo de caso.

Palavras-chave: Influência dos Usuários, Entropia, Análise de Redes Sociais

Referências

IBOPE (2011). Pesquisa sobre a utilização das redes sociais. [link]. [Online; Acessado: 01/04/2012].

Shannon, C. (1948). A mathematical theory of communication. Bell System Technical Journal, 27, 623656.

StarCount (2012). Starcount squared. [link]. [Online; Acessado: 01/04/2012].

Weigang, L., Zheng, J., and Li, D. (2011). Analysis of w-entropy index: the impact of members on social networks. In Proceedings of the IADIS International Conference WWW/INTERNET, Rio de Janeiro, Brazil, 171-178. Best Paper Award.

Li, Weigang, Zheng, Jianya and Li, Daniel, 2011. Analysis of W-entropy Index: the Impact of Members on Social Networks. In Proceedings of the IADIS International Conference WWW/INTERNET, Rio de Janeiro, Brazil, pp. 171-178. Best Paper Awards.
Publicado
17/07/2012
WEIGANG, Li; MENDES, Deborah; JIANYA, Zheng. Método W-Entropia para medir a influência dos usuários brasileiros nas redes sociais. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 236-239. ISSN 2595-6094.